Aula sobre Portal De Noticias
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Professor, explique aos alunos que a aula "Portal de notícias" é essencial para desenvolver a habilidade deles em produzir notícias para diferentes mídias. Além disso, é uma oportunidade para que os estudantes desenvolvam o pensamento crítico sobre as informações que consomem e produzem. A metodologia ativa Gamificação será usada para engajar os alunos na atividade, estimulando sua criatividade e colaboração. Como exemplo, você pode citar a importância dos portais de notícias na atualidade, citar como as notícias são produzidas e disseminadas, e como os alunos podem contribuir para uma comunicação mais ética e responsável.
Etapa 1 - Contextualização
Professor, explique aos alunos que a aula "Portal de notícias" é essencial para desenvolver a habilidade deles em produzir notícias para diferentes mídias. Além disso, é uma oportunidade para que os estudantes desenvolvam o pensamento crítico sobre as informações que consomem e produzem. A metodologia ativa Gamificação será usada para engajar os alunos na atividade, estimulando sua criatividade e colaboração. Como exemplo, você pode citar a importância dos portais de notícias na atualidade, citar como as notícias são produzidas e disseminadas, e como os alunos podem contribuir para uma comunicação mais ética e responsável.Etapa 2 - Introdução
Inicie a aula perguntando aos alunos sobre os portais de notícias que costumam acessar e quais as informações que mais chamam sua atenção. Em seguida, apresente o conceito de portal de notícias e como ele funciona, discutindo a importância da comunicação responsável e ética.Etapa 3 - Explicação
Explique o conceito de gamificação e como ele pode ser aplicado em sala de aula. Incentive os alunos a sugerirem jogos e atividades que já conhecem e que poderiam ser usados para tornar a aula mais dinâmica.Etapa 4 - Criação
Divida os alunos em grupos de 3 ou 4 pessoas, e solicite que criem um mapa de registro contendo os campos: “Nome do Jogo”, “Objetivo do Jogo”, “Desafios do Jogo”, “Níveis”, “Esquema de Recompensas”, “Informações para o consumidor final” e “Por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?”. Estimule os grupos a pensarem em um jogo que envolva a produção de notícias que possa ser jogado em sala de aula.Etapa 5 - Apresentação dos jogos
Cada grupo deve apresentar seu jogo para a turma, explicando como ele funciona e como as notícias serão produzidas. Os demais grupos avaliam as apresentações e sugerem melhorias.Etapa 6 - Produção
Os grupos começam a produzir as notícias para o jogo escolhido, seguindo o roteiro ou texto elaborado previamente por eles. Circule pela sala, acompanhando a produção e tirando dúvidas.Etapa 7 - Apresentação das notícias
Os grupos apresentam as notícias produzidas para a turma, utilizando o jogo criado anteriormente. Os demais grupos avaliam as apresentações e sugerem melhorias.Etapa 8 - Reflexão final
Oriente os alunos a refletirem sobre o processo de produção das notícias e como a metodologia Gamificação contribuiu para tornar a aula mais dinâmica e envolvente.
Intencionalidades pedagógicas
- Estimular o pensamento crítico dos alunos em relação às informações que consomem e produzem;
- Desenvolver a habilidade dos alunos em produzir notícias para diferentes mídias;
- Incentivar a criatividade e colaboração dos alunos;
- Estimular a produção de conteúdo responsável e ético;
- Desenvolver o interesse dos alunos pela comunicação e pelo jornalismo.
Critérios de avaliação
- Coerência e qualidade das informações apresentadas nas notícias;
- Criatividade e originalidade do jogo criado pelo grupo;
- Participação e colaboração do grupo durante todas as etapas;
- Habilidade dos alunos em aplicar a metodologia Gamificação;
- Responsabilidade e ética na produção e disseminação das informações.
Ações do professor
- Explicar claramente o objetivo da aula e como a metodologia será aplicada;
- Orientar e tirar dúvidas dos alunos durante todas as etapas;
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos;
- Avaliar a participação e o desempenho dos alunos;
- Fazer uma reflexão final sobre o processo e os resultados da atividade.
Ações do aluno
- Participar ativamente de todas as etapas da atividade;
- Contribuir para a criação do jogo e do mapa de registro;
- Produzir as notícias de forma criativa e responsável;
- Apresentar as notícias de forma clara e objetiva;
- Avaliar as apresentações dos demais grupos e sugerir melhorias.