Aula sobre Portal De Noticias

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Professor, explique aos alunos que a aula "Portal de notícias" é essencial para desenvolver a habilidade deles em produzir notícias para diferentes mídias. Além disso, é uma oportunidade para que os estudantes desenvolvam o pensamento crítico sobre as informações que consomem e produzem. A metodologia ativa Gamificação será usada para engajar os alunos na atividade, estimulando sua criatividade e colaboração. Como exemplo, você pode citar a importância dos portais de notícias na atualidade, citar como as notícias são produzidas e disseminadas, e como os alunos podem contribuir para uma comunicação mais ética e responsável.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Professor, explique aos alunos que a aula "Portal de notícias" é essencial para desenvolver a habilidade deles em produzir notícias para diferentes mídias. Além disso, é uma oportunidade para que os estudantes desenvolvam o pensamento crítico sobre as informações que consomem e produzem. A metodologia ativa Gamificação será usada para engajar os alunos na atividade, estimulando sua criatividade e colaboração. Como exemplo, você pode citar a importância dos portais de notícias na atualidade, citar como as notícias são produzidas e disseminadas, e como os alunos podem contribuir para uma comunicação mais ética e responsável.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Inicie a aula perguntando aos alunos sobre os portais de notícias que costumam acessar e quais as informações que mais chamam sua atenção. Em seguida, apresente o conceito de portal de notícias e como ele funciona, discutindo a importância da comunicação responsável e ética.

  3. Etapa 3 - Explicação

    Explique o conceito de gamificação e como ele pode ser aplicado em sala de aula. Incentive os alunos a sugerirem jogos e atividades que já conhecem e que poderiam ser usados para tornar a aula mais dinâmica.

  4. Etapa 4 - Criação

    Divida os alunos em grupos de 3 ou 4 pessoas, e solicite que criem um mapa de registro contendo os campos: “Nome do Jogo”, “Objetivo do Jogo”, “Desafios do Jogo”, “Níveis”, “Esquema de Recompensas”, “Informações para o consumidor final” e “Por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?”. Estimule os grupos a pensarem em um jogo que envolva a produção de notícias que possa ser jogado em sala de aula.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo deve apresentar seu jogo para a turma, explicando como ele funciona e como as notícias serão produzidas. Os demais grupos avaliam as apresentações e sugerem melhorias.

  6. Etapa 6 - Produção

    Os grupos começam a produzir as notícias para o jogo escolhido, seguindo o roteiro ou texto elaborado previamente por eles. Circule pela sala, acompanhando a produção e tirando dúvidas.

  7. Etapa 7 - Apresentação das notícias

    Os grupos apresentam as notícias produzidas para a turma, utilizando o jogo criado anteriormente. Os demais grupos avaliam as apresentações e sugerem melhorias.

  8. Etapa 8 - Reflexão final

    Oriente os alunos a refletirem sobre o processo de produção das notícias e como a metodologia Gamificação contribuiu para tornar a aula mais dinâmica e envolvente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular o pensamento crítico dos alunos em relação às informações que consomem e produzem;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em produzir notícias para diferentes mídias;
  • Incentivar a criatividade e colaboração dos alunos;
  • Estimular a produção de conteúdo responsável e ético;
  • Desenvolver o interesse dos alunos pela comunicação e pelo jornalismo.

Critérios de avaliação

  • Coerência e qualidade das informações apresentadas nas notícias;
  • Criatividade e originalidade do jogo criado pelo grupo;
  • Participação e colaboração do grupo durante todas as etapas;
  • Habilidade dos alunos em aplicar a metodologia Gamificação;
  • Responsabilidade e ética na produção e disseminação das informações.

Ações do professor

  • Explicar claramente o objetivo da aula e como a metodologia será aplicada;
  • Orientar e tirar dúvidas dos alunos durante todas as etapas;
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos;
  • Avaliar a participação e o desempenho dos alunos;
  • Fazer uma reflexão final sobre o processo e os resultados da atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas da atividade;
  • Contribuir para a criação do jogo e do mapa de registro;
  • Produzir as notícias de forma criativa e responsável;
  • Apresentar as notícias de forma clara e objetiva;
  • Avaliar as apresentações dos demais grupos e sugerir melhorias.