Aula sobre Portal De Noticias
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Professor, explique aos alunos que o mundo atual está cada vez mais conectado e informado, e uma das principais fontes de informação são os portais de notícias. Por isso, é importante que os alunos saibam como esses portais funcionam e como as notícias são produzidas. Nesta aula, eles trabalharão o tema "Portal de notícias" por meio da metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC). Os alunos irão criar um template de avaliação por rúbrica para desenvolver o tema e seus subtópicos, aprendendo a produzir notícias considerando o contexto de produção e demonstrando domínio dos gêneros.
Etapa 1 - Contextualização
Professor, explique aos alunos que o mundo atual está cada vez mais conectado e informado, e uma das principais fontes de informação são os portais de notícias. Por isso, é importante que os alunos saibam como esses portais funcionam e como as notícias são produzidas. Nesta aula, eles trabalharão o tema "Portal de notícias" por meio da metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC). Os alunos irão criar um template de avaliação por rúbrica para desenvolver o tema e seus subtópicos, aprendendo a produzir notícias considerando o contexto de produção e demonstrando domínio dos gêneros.Etapa 2 - Introdução
Apresente aos alunos o tema da aula e explique como ela será desenvolvida. Os alunos deverão pesquisar sobre portais de notícias e trazer exemplos de notícias que tenham chamado a atenção deles.Etapa 3 - Debate
Os alunos irão debater em grupo sobre as notícias trazidas por eles, analisando os critérios que tornam uma notícia relevante e interessante para o público.Etapa 4 - Criação
Com base no debate, os alunos irão criar em grupo um template de avaliação por rúbrica contendo os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para avaliar as notícias produzidas pelos grupos.Etapa 5 - Produção
Os alunos irão se dividir em grupos e produzir notícias para um portal de notícias fictício, seguindo o template de avaliação criado na etapa anterior.Etapa 6 - Apresentação
Cada grupo irá apresentar sua notícia para a turma e receberá a avaliação dos critérios contidos no template de avaliação por rúbrica.Etapa 7 - Discussão e feedback
Após as apresentações, haverá uma discussão em grupo sobre as notícias produzidas e a aplicação dos critérios de avaliação. Professor, faça um feedback sobre a atividade e a produção dos alunos.Etapa 8 - Conclusão
Conclua a aula ressaltando a importância da produção de notícias para os portais de notícias e como a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) pode ser aplicada em outros temas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em produzir notícias para portais de notícias;
- Estimular o trabalho em grupo e o debate crítico;
- Desenvolver a habilidade de avaliação por rúbrica;
- Estimular a criatividade e a expressão oral e escrita dos alunos.
Critérios de avaliação
- Relevância do tema;
- Qualidade da escrita e da apresentação;
- Clareza e objetividade na notícia;
- Originalidade e criatividade;
- Adequação ao público-alvo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a metodologia;
- Estimular o debate crítico;
- Orientar na criação do template de avaliação por rúbrica;
- Fazer feedback sobre as produções dos alunos;
- Concluir a aula e fazer um resumo sobre o tema.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre portais de notícias;
- Debater em grupo sobre as notícias trazidas;
- Criar em grupo um template de avaliação por rúbrica;
- Produzir notícias em grupo;
- Apresentar as notícias para a turma e receber avaliação dos critérios contidos no template de avaliação por rúbrica.