Aula sobre Portal De Noticias

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Professor, explique aos alunos que o mundo atual está cada vez mais conectado e informado, e uma das principais fontes de informação são os portais de notícias. Por isso, é importante que os alunos saibam como esses portais funcionam e como as notícias são produzidas. Nesta aula, eles trabalharão o tema "Portal de notícias" por meio da metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC). Os alunos irão criar um template de avaliação por rúbrica para desenvolver o tema e seus subtópicos, aprendendo a produzir notícias considerando o contexto de produção e demonstrando domínio dos gêneros.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Professor, explique aos alunos que o mundo atual está cada vez mais conectado e informado, e uma das principais fontes de informação são os portais de notícias. Por isso, é importante que os alunos saibam como esses portais funcionam e como as notícias são produzidas. Nesta aula, eles trabalharão o tema "Portal de notícias" por meio da metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC). Os alunos irão criar um template de avaliação por rúbrica para desenvolver o tema e seus subtópicos, aprendendo a produzir notícias considerando o contexto de produção e demonstrando domínio dos gêneros.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente aos alunos o tema da aula e explique como ela será desenvolvida. Os alunos deverão pesquisar sobre portais de notícias e trazer exemplos de notícias que tenham chamado a atenção deles.

  3. Etapa 3 - Debate

    Os alunos irão debater em grupo sobre as notícias trazidas por eles, analisando os critérios que tornam uma notícia relevante e interessante para o público.

  4. Etapa 4 - Criação

    Com base no debate, os alunos irão criar em grupo um template de avaliação por rúbrica contendo os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para avaliar as notícias produzidas pelos grupos.

  5. Etapa 5 - Produção

    Os alunos irão se dividir em grupos e produzir notícias para um portal de notícias fictício, seguindo o template de avaliação criado na etapa anterior.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar sua notícia para a turma e receberá a avaliação dos critérios contidos no template de avaliação por rúbrica.

  7. Etapa 7 - Discussão e feedback

    Após as apresentações, haverá uma discussão em grupo sobre as notícias produzidas e a aplicação dos critérios de avaliação. Professor, faça um feedback sobre a atividade e a produção dos alunos.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Conclua a aula ressaltando a importância da produção de notícias para os portais de notícias e como a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) pode ser aplicada em outros temas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em produzir notícias para portais de notícias;
  • Estimular o trabalho em grupo e o debate crítico;
  • Desenvolver a habilidade de avaliação por rúbrica;
  • Estimular a criatividade e a expressão oral e escrita dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Relevância do tema;
  • Qualidade da escrita e da apresentação;
  • Clareza e objetividade na notícia;
  • Originalidade e criatividade;
  • Adequação ao público-alvo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a metodologia;
  • Estimular o debate crítico;
  • Orientar na criação do template de avaliação por rúbrica;
  • Fazer feedback sobre as produções dos alunos;
  • Concluir a aula e fazer um resumo sobre o tema.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre portais de notícias;
  • Debater em grupo sobre as notícias trazidas;
  • Criar em grupo um template de avaliação por rúbrica;
  • Produzir notícias em grupo;
  • Apresentar as notícias para a turma e receber avaliação dos critérios contidos no template de avaliação por rúbrica.