Aula sobre Portal De Noticias

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Professor, explique aos alunos que o mundo dos portais de notícias está cada vez mais presente na vida cotidiana dos estudantes, seja por meio de aplicativos ou redes sociais. Nesta aula, eles terão a oportunidade de conhecer alguns dos aspectos que envolvem a produção de notícias e, a partir disso, criar seu próprio conteúdo. A metodologia utilizada será a Rotação por Estações, na qual os estudantes serão divididos em grupos e irão realizar atividades diferentes em cada estação.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Professor, explique aos alunos que o mundo dos portais de notícias está cada vez mais presente na vida cotidiana dos estudantes, seja por meio de aplicativos ou redes sociais. Nesta aula, eles terão a oportunidade de conhecer alguns dos aspectos que envolvem a produção de notícias e, a partir disso, criar seu próprio conteúdo. A metodologia utilizada será a Rotação por Estações, na qual os estudantes serão divididos em grupos e irão realizar atividades diferentes em cada estação.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Introduza o tema apresentando exemplos de portais de notícias, previamente selecionados por você, e explique como eles podem ser produzidos por qualquer pessoa. Em seguida, apresente a metodologia utilizada na aula e divida a turma em grupos.

  3. Etapa 3 - Rotação por estações.

    Estação 1 - Pesquisa:

    Os alunos da estação 1 irão pesquisar sobre um tema escolhido pelo grupo e selecionar as informações mais importantes para a produção de uma notícia. Oriente-os sobre a importância de verificar a fonte das informações e como selecionar o que é relevante.

    Estação 2 - Escrita:

    Os alunos da estação 2 irão produzir o texto da notícia com base nas informações coletadas na estação 1. Você deve orientar sobre a estrutura de uma notícia e como escrever de forma clara e objetiva.

    Estação 3 - Edição:

    Os alunos da estação 3 irão editar o texto da notícia produzido na estação 2, corrigindo erros de gramática, ortografia e ajustando o texto para que ele fique mais claro e coeso. Oriente os estudantes sobre a importância da revisão e como fazer correções de forma eficiente.


  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar a notícia produzida para toda a turma. O professor deve orientar sobre a importância da apresentação e como se comunicar de forma clara e objetiva.

  5. Etapa 5 - Avaliação e encerramento

    Avalie as notícias produzidas pelos alunos com base nos critérios estabelecidos e dê feedback sobre o que foi bem feito e o que pode ser melhorado.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Encerre a aula retomando os principais pontos trabalhados, reforçando a importância da produção de notícias.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade de produzir notícias;
  • Estímulo à pesquisa e seleção de informações relevantes;
  • Incentivo à escrita clara e objetiva;
  • Desenvolvimento da habilidade de revisão e edição de textos;
  • Estímulo à apresentação oral e comunicação clara.

Critérios de avaliação

  • Seleção de informações relevantes;
  • Clareza e objetividade na escrita;
  • Correção gramatical e ortográfica;
  • Coesão e coerência do texto;
  • Comunicação clara e objetiva na apresentação oral.

Ações do professor

  • Orientação sobre a metodologia utilizada;
  • Fornecimento de exemplos e conceitos importantes;
  • Orientação sobre a produção de notícias e estrutura de texto;
  • Feedback sobre o que foi bem feito e o que pode ser melhorado;
  • Estímulo à criatividade e participação dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisa e seleção de informações relevantes;
  • Produção de texto claro e objetivo;
  • Revisão e edição do texto;
  • Apresentação oral clara e objetiva;
  • Participação e colaboração em grupo.