Aula sobre Portal De Noticias
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Contextualização
Professor, explique aos alunos que o mundo dos portais de notícias está cada vez mais presente na vida cotidiana dos estudantes, seja por meio de aplicativos ou redes sociais. Nesta aula, eles terão a oportunidade de conhecer alguns dos aspectos que envolvem a produção de notícias e, a partir disso, criar seu próprio conteúdo. A metodologia utilizada será a Rotação por Estações, na qual os estudantes serão divididos em grupos e irão realizar atividades diferentes em cada estação.Etapa 2 - Introdução
Introduza o tema apresentando exemplos de portais de notícias, previamente selecionados por você, e explique como eles podem ser produzidos por qualquer pessoa. Em seguida, apresente a metodologia utilizada na aula e divida a turma em grupos.Etapa 3 - Rotação por estações.
Estação 1 - Pesquisa:Os alunos da estação 1 irão pesquisar sobre um tema escolhido pelo grupo e selecionar as informações mais importantes para a produção de uma notícia. Oriente-os sobre a importância de verificar a fonte das informações e como selecionar o que é relevante.
Estação 2 - Escrita:
Os alunos da estação 2 irão produzir o texto da notícia com base nas informações coletadas na estação 1. Você deve orientar sobre a estrutura de uma notícia e como escrever de forma clara e objetiva.
Estação 3 - Edição:
Os alunos da estação 3 irão editar o texto da notícia produzido na estação 2, corrigindo erros de gramática, ortografia e ajustando o texto para que ele fique mais claro e coeso. Oriente os estudantes sobre a importância da revisão e como fazer correções de forma eficiente.
Etapa 4 - Apresentação
Cada grupo irá apresentar a notícia produzida para toda a turma. O professor deve orientar sobre a importância da apresentação e como se comunicar de forma clara e objetiva.Etapa 5 - Avaliação e encerramento
Avalie as notícias produzidas pelos alunos com base nos critérios estabelecidos e dê feedback sobre o que foi bem feito e o que pode ser melhorado.Etapa 6 - Encerramento
Encerre a aula retomando os principais pontos trabalhados, reforçando a importância da produção de notícias.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolvimento da habilidade de produzir notícias;
- Estímulo à pesquisa e seleção de informações relevantes;
- Incentivo à escrita clara e objetiva;
- Desenvolvimento da habilidade de revisão e edição de textos;
- Estímulo à apresentação oral e comunicação clara.
Critérios de avaliação
- Seleção de informações relevantes;
- Clareza e objetividade na escrita;
- Correção gramatical e ortográfica;
- Coesão e coerência do texto;
- Comunicação clara e objetiva na apresentação oral.
Ações do professor
- Orientação sobre a metodologia utilizada;
- Fornecimento de exemplos e conceitos importantes;
- Orientação sobre a produção de notícias e estrutura de texto;
- Feedback sobre o que foi bem feito e o que pode ser melhorado;
- Estímulo à criatividade e participação dos alunos.
Ações do aluno
- Pesquisa e seleção de informações relevantes;
- Produção de texto claro e objetivo;
- Revisão e edição do texto;
- Apresentação oral clara e objetiva;
- Participação e colaboração em grupo.