Aula sobre Portal De Noticias

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Professor, nesta aula, os alunos serão introduzidos ao tema "Portal de notícias". Eles irão aprender sobre a estrutura e funcionamento de um portal de notícias, bem como a importância de produzir conteúdo de qualidade e relevante. Para isso, eles utilizarão a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, em que os estudantes serão responsáveis por criar um mapa conceitual sobre o tema, desenvolvendo sua habilidade em produzir notícias para diferentes mídias. Esse tema é importante porque ajuda os alunos a compreenderem a importância da comunicação, da produção de conteúdo e da veracidade da informação.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Professor, nesta aula, os alunos serão introduzidos ao tema "Portal de notícias". Eles irão aprender sobre a estrutura e funcionamento de um portal de notícias, bem como a importância de produzir conteúdo de qualidade e relevante. Para isso, eles utilizarão a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, em que os estudantes serão responsáveis por criar um mapa conceitual sobre o tema, desenvolvendo sua habilidade em produzir notícias para diferentes mídias. Esse tema é importante porque ajuda os alunos a compreenderem a importância da comunicação, da produção de conteúdo e da veracidade da informação.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Inicie a aula perguntando aos alunos se eles já acessaram um portal de notícias e o que eles acham sobre o conteúdo disponibilizado. Explique o tema da aula e os objetivos pretendidos a serem alcançados.

  3. Etapa 3 - Estudo prévio

    Solicite aos alunos que pesquisem sobre a estrutura de um portal de notícias e as características de uma notícia de qualidade. Você pode disponibilizar links de portais de notícias confiáveis, previamente selecionados, para os alunos acessarem.

  4. Etapa 4 - Criação

    Os alunos devem criar um mapa conceitual sobre o tema "Portal de notícias". O mapa deve conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os alunos durante todo o processo.

  5. Etapa 5 - Socialização

    Os alunos devem socializar seus mapas conceituais com os colegas e com você. Ao final, selecione alguns mapas para serem expostos na sala de aula.

  6. Etapa 6 - Produção

    Os alunos devem escolher um tema de interesse pessoal, local ou global para produzir uma notícia para diferentes mídias, como rádio, TV, vídeo, podcast ou jornal. Você deve orientar os alunos sobre a estrutura de uma notícia e os critérios de avaliação.

  7. Etapa 7 - Apresentação

    Os alunos devem apresentar suas produções para a turma, conforme as suas orientações.

  8. Etapa 8 - Avaliação

    Avalie as produções dos alunos segundo os critérios previamente estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em produzir conteúdo para diferentes mídias;
  • Compreender a importância da produção de conteúdo relevante e de qualidade;
  • Desenvolver a capacidade crítica dos alunos em relação às informações divulgadas nos portais de notícias.

Critérios de avaliação

  • Estrutura da notícia;
  • Clareza e objetividade;
  • Coerência e coesão;
  • Veracidade das informações;
  • Adequação ao veículo de comunicação escolhido.

Ações do professor

  • Orientar os alunos durante a criação do mapa conceitual;
  • Disponibilizar links de portais de notícias confiáveis;
  • Avaliar as produções dos alunos;
  • Selecionar alguns mapas conceituais para serem expostos na sala de aula;
  • Orientar os alunos sobre a estrutura de uma notícia e os critérios de avaliação.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a estrutura de um portal de notícias e as características de uma notícia de qualidade;
  • Criar um mapa conceitual sobre o tema "Portal de notícias";
  • Produzir uma notícia para diferentes mídias, seguindo as orientações do professor;
  • Apresentar suas produções para a turma;
  • Participar da avaliação das produções dos colegas.