Aula sobre Portugal Dominando Os Mares A Chegada A India

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Os alunos irão aprender sobre a chegada de Portugal à Índia, no século XV, e comparar as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI. Eles irão entender como Portugal se tornou uma potência marítima e como isso influenciou a história mundial.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e contextualize a chegada de Portugal à Índia.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e explique a atividade.

  3. Etapa 3 - Construção do template de avaliação por pares

    Convide os alunos a trabalhar em grupo para construir o template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação, organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.

  4. Etapa 4 - Pesquisa sobre as navegações

    Oriente os alunos a pesquisarem sobre as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI.

  5. Etapa 5 - Comparação das navegações

    Os grupos comparam as navegações e constroem argumentos para defender suas ideias.

  6. Etapa 6 - Apresentação das conclusões

    Cada grupo apresenta suas conclusões de forma clara e objetiva.

  7. Etapa 7 - Avaliação por pares

    Os grupos avaliam os outros grupos de acordo com os critérios estabelecidos no template de avaliação por pares. Acompanhe e avalie o desempenho dos alunos de acordo com os critérios estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de comparar diferentes navegações marítimas;
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos;
  • Desenvolver a capacidade de argumentação e comunicação oral.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação e comunicação;
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a chegada de Portugal à Índia;
  • Dividir a turma em grupos e explicar a atividade;
  • Orientar os alunos na construção do template de avaliação por pares;
  • Acompanhar o desenvolvimento dos grupos e tirar dúvidas;
  • Avaliar o desempenho dos alunos de acordo com os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para construir o template de avaliação por pares;
  • Pesquisar sobre as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI;
  • Comparar as navegações e construir argumentos para defender suas ideias;
  • Apresentar suas conclusões de forma clara e objetiva;
  • Avaliar os outros grupos de acordo com os critérios estabelecidos.