Aula sobre Portugal Dominando Os Mares A Chegada A India

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Neste momento os alunos irão aprender sobre a chegada de Portugal à Índia e comparar as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI. Eles irão trabalhar em grupos para criar um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação, organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema da aula e explique a importância da chegada de Portugal à Índia. Contextualize o assunto e apresente exemplos práticos para apoiar a compreensão dos alunos.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Explique que cada grupo irá criar um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação, organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo irá pesquisar sobre as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI. Eles irão buscar informações em livros, enciclopédias e outros materiais disponíveis na sala de aula.

  4. Etapa 4 - Organização das informações

    Cada grupo irá organizar as informações coletadas em um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação, organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar seu template de avaliação por pares para a turma. Eles irão explicar os critérios de avaliação e como eles avaliaram o trabalho dos colegas.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Cada grupo irá avaliar o trabalho dos colegas utilizando o template de avaliação por pares criado por eles mesmos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando os pontos principais abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o assunto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Contextualizar o assunto;
  • Estimular a cooperação entre os alunos;
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo;
  • Desenvolver a habilidade de pesquisa;
  • Desenvolver a habilidade de avaliação.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação e comunicação;
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula;
  • Contextualizar o assunto;
  • Apresentar exemplos práticos.
  • Explicar a atividade.
  • Incentivar a continuidade da pesquisa.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI;
  • Organizar as informações coletadas em um template de avaliação por pares.
  • Apresentar o template de avaliação por pares;
  • Explicar os critérios de avaliação;
  • Avaliar o trabalho dos colegas utilizando o template de avaliação por pares.