Aula sobre Portugal Dominando Os Mares A Chegada A India
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
Neste momento os alunos irão aprender sobre a chegada de Portugal à Índia e comparar as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI. Eles irão trabalhar em grupos para criar um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação, organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema da aula e explique a importância da chegada de Portugal à Índia. Contextualize o assunto e apresente exemplos práticos para apoiar a compreensão dos alunos.Etapa 2 - Formação dos grupos
Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Explique que cada grupo irá criar um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação, organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.Etapa 3 - Pesquisa
Cada grupo irá pesquisar sobre as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI. Eles irão buscar informações em livros, enciclopédias e outros materiais disponíveis na sala de aula.Etapa 4 - Organização das informações
Cada grupo irá organizar as informações coletadas em um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação, organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.Etapa 5 - Apresentação
Cada grupo irá apresentar seu template de avaliação por pares para a turma. Eles irão explicar os critérios de avaliação e como eles avaliaram o trabalho dos colegas.Etapa 6 - Avaliação
Cada grupo irá avaliar o trabalho dos colegas utilizando o template de avaliação por pares criado por eles mesmos.Etapa 7 - Conclusão
Conclua a aula reforçando os pontos principais abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o assunto.
Intencionalidades pedagógicas
- Contextualizar o assunto;
- Estimular a cooperação entre os alunos;
- Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo;
- Desenvolver a habilidade de pesquisa;
- Desenvolver a habilidade de avaliação.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo;
- Construção dos argumentos;
- Apresentação e comunicação;
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula;
- Contextualizar o assunto;
- Apresentar exemplos práticos.
- Explicar a atividade.
- Incentivar a continuidade da pesquisa.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI;
- Organizar as informações coletadas em um template de avaliação por pares.
- Apresentar o template de avaliação por pares;
- Explicar os critérios de avaliação;
- Avaliar o trabalho dos colegas utilizando o template de avaliação por pares.