Aula sobre Portugal Dominando Os Mares A Chegada A India

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Esse momento tem como objetivo apresentar aos alunos a chegada dos portugueses à Índia, destacando a importância das navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, que estimula a criatividade, a colaboração e a resolução de problemas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e contextualize no período histórico. Em seguida, proponha aos alunos que criem um mapa de empatia sobre os navegadores portugueses, utilizando os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  2. Etapa 2 - Análise dos mapas de empatia

    Proponha uma discussão em grupo sobre os mapas de empatia criados pelos alunos, destacando as principais características dos navegadores portugueses.

  3. Etapa 3 - Apresentação de exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI, destacando as diferenças entre elas.

  4. Etapa 4 - Divisão em grupos

    Divida a turma em grupos e proponha que cada grupo pesquise sobre uma navegação específica, destacando suas principais características.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo apresenta os resultados da pesquisa para a turma, destacando as principais características da navegação pesquisada.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Proponha uma discussão em grupo sobre as diferenças e semelhanças entre as navegações pesquisadas pelos grupos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula destacando a importância das navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI e sua influência na história mundial.

Intencionalidades pedagógicas

  • Comparar as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos.
  • Analisar e interpretar fontes históricas.
  • Estimular a reflexão crítica sobre o tema.
  • Estimular a pesquisa e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de comparar as navegações no Atlântico e no Pacífico.
  • Compreensão das diferenças entre as navegações no Atlântico e no Pacífico.
  • Participação ativa dos alunos na aula.
  • Participação ativa dos alunos na pesquisa em grupo.
  • Compreensão da importância das navegações no Atlântico e no Pacífico.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo no período histórico.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula.
  • Orientar a discussão em grupo.
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia sobre os navegadores portugueses.
  • Participar ativamente da aula, fazendo perguntas e contribuindo com ideias.
  • Comparar as navegações no Atlântico e no Pacífico.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Refletir criticamente sobre o tema.