Aula sobre Portugal Dominando Os Mares A Chegada A India

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Este roteiro tem como objetivo apresentar aos alunos a chegada de Portugal à Índia, destacando a importância das navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI. Será abordado o contexto histórico, as motivações para a expansão marítima portuguesa e as consequências desse processo para a história mundial.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize o assunto, destacando a importância das navegações para a história mundial. Faça uma breve revisão sobre as navegações no Atlântico e no Pacífico.

  2. Etapa 2 - Estudo de caso

    Apresente um estudo de caso sobre a chegada de Portugal à Índia. Os alunos deverão analisar o caso e identificar as principais motivações, desafios e consequências desse processo.

  3. Etapa 3 - Criação do template de infográfico

    Os alunos irão criar um template de infográfico contendo lacunas a serem preenchidas com informações sobre as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Os alunos irão pesquisar informações sobre as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI para preencher as lacunas do template de infográfico. Oriente os alunos na busca por fontes confiáveis e relevantes.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo as informações pesquisadas e preencher as lacunas do template de infográfico. Oriente os alunos na organização das informações e na elaboração de um infográfico claro e objetivo.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Os alunos irão apresentar o infográfico criado em grupo para a turma. Avalie a qualidade do infográfico e a capacidade dos alunos em sintetizar e organizar as informações.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula destacando a importância das navegações no Atlântico e no Pacífico para a história mundial e incentive os alunos a continuarem pesquisando sobre o assunto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de síntese e organização de informações.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a capacidade de análise crítica e interpretação de fontes históricas.
  • Desenvolver habilidades de síntese e organização de informações.

Critérios de avaliação

  • Qualidade do infográfico criado pelos alunos.
  • Capacidade dos alunos em sintetizar e organizar as informações.
  • Participação e colaboração dos alunos no trabalho em grupo.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na busca por fontes confiáveis e relevantes.
  • Estimular a participação e colaboração dos alunos no trabalho em grupo.
  • Avaliar a qualidade do infográfico criado pelos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar informações sobre as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI.
  • Discutir em grupo as informações pesquisadas e preencher as lacunas do template de infográfico.
  • Apresentar o infográfico criado em grupo para a turma.