Aula sobre Portugal Dominando Os Mares A Chegada A India

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O roteiro tem como objetivo apresentar aos alunos a importância das navegações portuguesas no século XV e XVI, destacando a chegada à Índia e a abertura de novas rotas comerciais. Além disso, a atividade busca desenvolver a habilidade dos alunos em comparar as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie contextualizando o tema e apresentando os objetivos da atividade. Em seguida, divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  2. Etapa 2 - Rotação por Estações

    Estação 1: Leitura e interpretação de texto

    Os alunos se dirigem à estação 1, onde encontram um texto sobre as navegações portuguesas no século XV e XVI. Eles devem ler e interpretar o texto, destacando as informações mais relevantes.

    Estação 2: Mapa-múndi

    Na estação 2, os alunos encontram um mapa-múndi e devem localizar Portugal, a Índia e outros países que foram importantes para as navegações portuguesas. Eles também devem identificar as rotas comerciais e os principais produtos comercializados.

    Estação 3: Debate

    Na estação 3, os alunos participam de um debate sobre as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI. Eles devem comparar as rotas, os objetivos e as consequências das navegações em cada um dos oceanos.

    Estação 4: Dinâmica dos 3 Qs

    Na estação 4, os alunos criam um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos "Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade. Eles devem avaliar a atividade e destacar o que foi bom, o que poderia ter sido melhor e o que aprenderam de novo.


  3. Etapa 3 - Conclusão

    Encerre a atividade fazendo uma síntese dos principais pontos abordados e destacando a importância das navegações portuguesas para a história do Brasil e do mundo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Comparar as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI.
  • Estimular a leitura e interpretação de textos.
  • Localizar países e rotas comerciais em um mapa-múndi.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Compreensão dos principais pontos abordados na aula.
  • Registros realizados durante as atividades propostas.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar os objetivos da atividade.
  • Orientar os alunos nas atividades propostas.
  • Estimular a participação e o debate entre os alunos.

Ações do aluno

  • Ler e interpretar um texto sobre as navegações portuguesas no século XV e XVI.
  • Localizar países e rotas comerciais em um mapa-múndi.
  • Participar de um debate sobre as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
  • Comparar as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI.