Aula sobre Portugal Dominando Os Mares A Chegada A India

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O roteiro tem como objetivo apresentar aos alunos a chegada de Portugal à Índia, destacando a importância das navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão incentivados a pesquisar e discutir o tema antes da aula, para que possam criar um template de Dinâmica dos 3 Qs durante a aula.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Envie aos alunos, com antecedência, um material de apoio sobre o tema, como um texto, um vídeo ou um áudio. O material deve ser acessível e de fácil compreensão para os alunos.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Na aula, divide os alunos em grupos para discutir o tema e compartilhar as informações que pesquisaram. Oriente e faça a mediação da discussão, incentivando a participação de todos.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo deverá apresentar os resultados da discussão em forma de um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena e Que tal. Oriente e avalie as apresentações.

  4. Etapa 4 - Debate em grupo

    Após as apresentações, os alunos deverão participar de um debate em grupo, no qual poderão questionar e complementar as informações apresentadas pelos colegas. Faça a mediação do debate e estimule a participação de todos.

  5. Etapa 5 - Síntese

    Faça uma síntese das informações apresentadas e discutidas durante a aula, destacando os pontos mais relevantes e as principais conclusões.

  6. Etapa 6 - Atividade individual

    Os alunos deverão realizar uma atividade individual, como um texto, um desenho ou um mapa mental, que sintetize as informações trabalhadas na aula. Avalie as atividades.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos durante a aula, considerando a participação nas discussões em grupo, a elaboração do template de Dinâmica dos 3 Qs, o debate em grupo e a atividade individual.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de informações.
  • Estimular a autonomia e a responsabilidade dos alunos em relação ao próprio aprendizado.
  • Promover a reflexão crítica sobre o tema.
  • Estimular a troca de conhecimentos entre os alunos.
  • Estimular a reflexão crítica sobre o próprio aprendizado.

Critérios de avaliação

  • Criatividade e inovação na elaboração do template.
  • Participação nas discussões em grupo.
  • Elaboração do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participação no debate em grupo.
  • Realização da atividade individual.

Ações do professor

  • Selecionar e enviar o material de apoio aos alunos.
  • Esclarecer dúvidas sobre o tema.
  • Mediar a discussão.
  • Estimular a participação de todos.
  • Dar feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Ler, assistir ou ouvir o material de apoio.
  • Compartilhar as informações que pesquisaram.
  • Elaborar o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Apresentar os resultados de forma clara e objetiva.
  • Participar do debate.