Portugal em alto-mar
Sabemos que os portugueses tinham um grande império e colonizaram muitas terras. Um desses lugares foi a Índia. Vamos conhecer nesta aula de História um marco muito importante para que pudessem chegar lá: passar o Cabo das Tormentas. Vem aprender com #AprendiZAP!
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Complete os espaços em branco da frase abaixo:
“1487 constituiu o verdadeiro descobrimento do caminho marítimo para a Índia. A frota compunha-se de duas naus (...). O comandante era ______. Por causa dos perigos e tormentas que em o dobrar dele passaram, lhe puseram nome Tormentoso; mas el-rei D. João lhe deu outro nome mais ilustre, chamando-lhe ______.”
Atividade completaA)
Bartolomeu Dias; Cabo da Boa EsperançaB) Cristovão Colombo; Cabo da Boa Esperança.
C) Dom Pedro II; Caminho das Índias.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Rotação por estações:
A aula sobre Portugal em alto-mar tem como objetivo apresentar aos alunos as navegações portuguesas no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI. Nela serão abordados temas como a expansão marítima portuguesa, as rotas comerciais, as conquistas territoriais e as consequências dessas navegações para a história mundial.Atividade completa4. Cultura Maker:
Inicie contextualizando a aula apresentando aos alunos a importância das navegações portuguesas no século XV e XVI. Destaque também as diferenças entre as navegações no Atlântico e no Pacífico. Para compreender esse assunto na prática, os alunos serão incentivados a criar um diário de bordo, no qual deverão registrar suas reflexões sobre o tema e suas soluções para os problemas enfrentados pelos navegantes.Atividade completa5. Aprendizagem Baseada em Projetos:
Inicie contextualizando a aula sobre Portugal em alto-mar. Apresente também o objetivo que é apresentar aos alunos a importância das navegações portuguesas no período das Grandes Navegações. Também destaque as diferenças entre as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI, por meio da criação de um diário de bordo.Atividade completa6. Aprendizagem Baseada em Problemas:
Inicie a aula apresentando aos alunos a importância das navegações portuguesas no século XV e XVI, destacando as diferenças entre as navegações no Atlântico e no Pacífico. É importante que os alunos compreendam como Portugal se tornou uma potência marítima e como isso influenciou a história do Brasil e do mundo.Atividade completa7. Design Thinking:
A aula sobre "Portugal em alto-mar" pretende apresentar aos alunos do 7º ano do ensino fundamental as navegações portuguesas no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor o contexto histórico e os personagens envolvidos nas navegações.Atividade completaPara contextualizar o tema, você pode apresentar aos alunos um mapa-múndi e destacar a localização de Portugal e dos oceanos Atlântico e Pacífico. Além disso, pode ser interessante mostrar imagens de caravelas e outros navios utilizados nas navegações portuguesas, bem como de mapas antigos que mostram as rotas percorridas pelos navegadores. Você também pode destacar a importância dessas navegações para a história do Brasil, já que foi por meio delas que os portugueses chegaram ao nosso país.
Design Thinking
8. Ensino Híbrido:
Inicie contextualizando a aula dizendo que ela visa apresentar aos alunos as navegações portuguesas no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI. Nela será abordado o contexto histórico, as motivações, as rotas, as tecnologias utilizadas e as consequências dessas navegações para a história mundial.Atividade completa
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