Aula sobre Portugal Em Alto Mar

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Inicie a aula apresentando aos alunos a importância das navegações portuguesas no século XV e XVI, destacando as diferenças entre as navegações no Atlântico e no Pacífico. É importante que os alunos compreendam como Portugal se tornou uma potência marítima e como isso influenciou a história do Brasil e do mundo.

  1. Etapa 1 - Problematização

    Apresente aos alunos a seguinte questão: “Como as navegações portuguesas no Atlântico e no Pacífico se diferenciaram e influenciaram a história do Brasil e do mundo?”

  2. Etapa 2 - Organização dos grupos

    Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas para discutir a questão proposta.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo deve realizar uma pesquisa sobre as navegações portuguesas no Atlântico e no Pacífico, destacando as diferenças entre elas e como influenciaram a história do Brasil e do mundo.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar suas pesquisas para a turma, utilizando recursos como cartazes, desenhos, maquetes, entre outros.

  5. Etapa 5 - Dinâmica dos 3 Qs

    Após as apresentações, os alunos devem preencher um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena”, “Que tal”, avaliando a atividade e o aprendizado adquirido.

  6. Etapa 6 - Discussão

    O professor deve conduzir uma discussão com a turma sobre as diferenças entre as navegações no Atlântico e no Pacífico e como elas influenciaram a história do Brasil e do mundo.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor deve concluir a aula destacando a importância das navegações portuguesas para a história do Brasil e do mundo e como elas influenciaram a formação do país.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de comparar as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a capacidade de avaliação crítica dos alunos sobre a atividade realizada.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na pesquisa e na apresentação.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelo grupo.
  • Utilização adequada dos recursos analógicos na apresentação.
  • Participação dos alunos na discussão conduzida pelo professor.
  • Avaliação crítica dos alunos sobre a atividade realizada.

Ações do professor

  • Conduzir a discussão sobre a questão proposta.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na apresentação.
  • Estimular a participação dos alunos na atividade.
  • Avaliar o desempenho dos alunos na atividade.
  • Concluir a aula destacando a importância das navegações portuguesas.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre as navegações portuguesas no Atlântico e no Pacífico.
  • Preparar a apresentação utilizando recursos.
  • Participar ativamente da discussão conduzida pelo professor.
  • Avaliar a atividade realizada utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.