Aula sobre Portugal Em Alto Mar

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Inicie contextualizando a aula sobre Portugal em alto-mar. Apresente também o objetivo que é apresentar aos alunos a importância das navegações portuguesas no período das Grandes Navegações. Também destaque as diferenças entre as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI, por meio da criação de um diário de bordo.

  1. Etapa 1 - Problematização

    Apresente aos alunos a seguinte questão: “Por que as navegações portuguesas foram tão importantes para a história do mundo?”. Em seguida, peça aos alunos para refletirem sobre a questão e anote suas ideias em seus cadernos. Nesse momento, as respostas devem ser básicas e sem aprofundamentos.

  2. Etapa 2 - Pesquisa e Geração de alternativas

    Divida a turma em grupos e peça para cada grupo pesquisar sobre o tema e elaborar uma lista de respostas para a questão apresentada na etapa anterior. Alguns dos subtópicos dos impactos a serem pensados podem ser: países envolvidos, tecnologias desenvolvidas, impactos econômicos, etc. Cada grupo deve apresentar suas ideias para a turma.

  3. Etapa 3 - Solução

    Em seguida, peça que cada grupo escolha um dos subtópicos dos impactos apresentados na etapa anterior e elabore um registro em diário de bordo.

  4. Etapa 4 - Desenvolvimento do projeto

    Os grupos devem trabalhar juntos para elaborar o diário de bordo, discutindo e pesquisando e se aprofundando nas respostas encontradas pela turma.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos projetos

    Cada grupo deve apresentar seu diário de bordo para a turma, respondendo com mais detalhes a pergunta inicial.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, o professor deve promover uma discussão em grupo sobre o impacto das navegações portuguesas e o porquê delas terem sido importantes para a história.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios a seguir.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de compreender os impactos das navegações portuguesas.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo.
  • Desenvolver a capacidade de pesquisa e análise crítica.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Qualidade do diário de bordo elaborado pelo grupo.
  • Capacidade de se aprofundar nas respostas para a questão.

Ações do professor

  • Apresentar a questão-problema para os alunos.
  • Orientar os grupos na elaboração do diário de bordo nas propostas de respostas.
  • Promover a discussão em grupo a importância das navegações e seus impactos.

Ações do aluno

  • Refletir sobre a questão-problema apresentada pelo professor.
  • Trabalhar em grupo na elaboração do diário de bordo.
  • Participar ativamente da discussão em grupo e elaborar uma resposta completa para a questão.