Aula sobre Portugal Em Alto Mar

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Inicie contextualizando a aula apresentando aos alunos a importância das navegações portuguesas no século XV e XVI. Destaque também as diferenças entre as navegações no Atlântico e no Pacífico. Para compreender esse assunto na prática, os alunos serão incentivados a criar um diário de bordo, no qual deverão registrar suas reflexões sobre o tema e suas soluções para os problemas enfrentados pelos navegantes.

  1. Etapa 1 - Problematização

    Apresente aos alunos o tema da aula e os desafios enfrentados pelos navegadores portugueses durante as navegações no Atlântico e no Pacífico. Divida os estudantes em grupos e peça para discutirem em conjunto os problemas enfrentados pelos navegadores. Alguns exemplos de desafios são: armazenamento de alimentos e água suficientes para a viagem; uso de remédios e práticas de higiene para prevenir doenças. Além da construção de navios mais resistentes para enfrentar as tempestades; uso de astrolábios e bússolas para melhorar a precisão da navegação e entre outros.

  2. Etapa 2 - Pesquisa e geração de alternativas

    Os alunos deverão, em grupo, realizar uma pesquisa sobre os principais problemas dos navegantes e nas soluções encontradas por eles. Oriente-os a gerar alternativas para solucionar os problemas identificados.

  3. Etapa 3 - Seleção de soluções

    Os grupos deverão selecionar as melhores soluções para os problemas identificados na etapa 1. Para isso, deverão discutir em conjunto e chegar a um consenso. Medie a conversa, verificando as soluções e as propostas que surgiram.

  4. Etapa 4 - Elaboração do diário de bordo

    Os grupos deverão elaborar um diário de bordo, contendo os campos de desafios enfrentados pelos navegantes e as alternativas e soluções. Para isso, eles poderão escrever, desenhar ou fazer colagens.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos diários de bordo

    Os grupos deverão apresentar seus diários de bordo para a turma, explicando as reflexões e soluções encontradas.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, a turma deverá discutir em conjunto as reflexões e soluções apresentadas pelos grupos. Nesse momento, anote no quadro alguns problemas levantados e suas soluções.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    O professor deverá avaliar o desempenho dos alunos durante a aula, considerando os critérios estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de trabalho em grupo.
  • Estimular a criatividade e a reflexão crítica.
  • Desenvolver a habilidade de identificar problemas e buscar soluções.
  • Estimular o registro de conhecimentos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Identificação clara dos problemas enfrentados pelos navegadores.
  • Propostas de soluções criativas e viáveis.
  • Clareza na exposição das reflexões e soluções.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e os desafios enfrentados pelos navegadores;
  • Dividir os alunos em grupos;
  • Estimular a discussão em grupo.
  • Orientar os alunos na utilização dos recursos para a criação do diário de bordo.
  • Avaliar o desempenho dos alunos;

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Identificar os problemas enfrentados pelos navegadores.
  • Pesquisa e propor soluções criativas e viáveis e registrar no diário de bordo.
  • Apresentar o diário de bordo para a turma;