Aula sobre Portugal Em Alto Mar
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
Para contextualizar o tema, você pode apresentar aos alunos um mapa-múndi e destacar a localização de Portugal e dos oceanos Atlântico e Pacífico. Além disso, pode ser interessante mostrar imagens de caravelas e outros navios utilizados nas navegações portuguesas, bem como de mapas antigos que mostram as rotas percorridas pelos navegadores. Você também pode destacar a importância dessas navegações para a história do Brasil, já que foi por meio delas que os portugueses chegaram ao nosso país.
Design Thinking
Etapa 1 - Apresentação do tema
Você deverá apresentar o tema e contextualizá-lo, mostrando imagens e mapas para os alunos. Em seguida, deverá explicar a metodologia Design Thinking e como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Criação do mapa de empatia
Os alunos deverão criar um mapa de empatia, dividido nos campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Para isso, você deverá disponibilizar materiais como cartolinas, canetas coloridas e post-its. Os alunos deverão trabalhar em grupos e pensar em como era a vida dos navegadores portugueses na época das navegações.Etapa 3 - Apresentação dos mapas de empatia
Cada grupo deverá apresentar seu mapa de empatia para a turma, explicando as conclusões a que chegaram sobre a vida dos navegadores portugueses.Etapa 4 - Discussão em grupo
Após as apresentações, a turma deverá discutir em grupo sobre as conclusões apresentadas pelos grupos e sobre as diferenças e semelhanças entre elas.Etapa 5 - Leitura de textos
Você deverá disponibilizar textos sobre as navegações portuguesas no Atlântico e no Pacífico e pedir para que os alunos os leiam em grupo.Etapa 6 - Debate em grupo
Após a leitura dos textos, a turma deverá debater em grupo sobre as informações apresentadas e sobre as diferenças e semelhanças entre as navegações no Atlântico e no Pacífico.Etapa 7 - Síntese
Você deverá fazer uma síntese da aula, destacando as principais informações apresentadas pelos alunos e pelos textos, e reforçando os objetivos da atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Comparar as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos por meio da metodologia Design Thinking.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e debater ideias.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na criação do mapa de empatia e nas discussões em grupo.
- Compreensão dos alunos sobre as diferenças e semelhanças entre as navegações no Atlântico e no Pacífico.
- Capacidade dos alunos em relacionar as informações apresentadas nos textos com as conclusões apresentadas no mapa de empatia.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizá-lo.
- Explicar a metodologia Design Thinking e como ela será aplicada na aula.
- Disponibilizar materiais e textos para os alunos.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
- Fazer uma síntese da aula e reforçar os objetivos da atividade.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo na criação do mapa de empatia.
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Ler os textos disponibilizados pelo professor.
- Relacionar as informações apresentadas nos textos com as conclusões apresentadas no mapa de empatia.
- Fazer anotações e registrar as conclusões em post-its para apresentação ao grupo.