Aula sobre Portugal Em Alto Mar
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
Inicie contextualizando a aula dizendo que ela visa apresentar aos alunos as navegações portuguesas no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI. Nela será abordado o contexto histórico, as motivações, as rotas, as tecnologias utilizadas e as consequências dessas navegações para a história mundial.
Etapa 1 - Check-in
Apresente o tema da aula e solicite que os alunos registrem suas expectativas e conhecimentos prévios sobre o assunto em um template de registro de aprendizagem. No registro podem ter tópicos como expectativas em relação à aula, o que os estudantes sabem sobre o tema e o que querem aprender mais e também sobre dúvidas.Etapa 2 - Contextualização
Contextualize o tema, apresentando o contexto histórico e as motivações das navegações portuguesas no Atlântico e no Pacífico.Etapa 3 - Divisão de grupos e pesquisa
Divida os estudantes em grupos e peça para pesquisarem sobre o tema em casa. Estabeleça um subtópico diferente para cada grupo, como as rotas, as tecnologias utilizadas e as consequências das navegações. Forneça materiais como livros e revistas para auxiliar na pesquisa e garanta que todos os grupos tenham acesso igualitário aos recursos. Incentive a colaboração e a troca de ideias entre os membros do grupo e dê um prazo para a entrega do resultado da pesquisa.Etapa 4 - Compartilhamento
Cada grupo irá apresentar suas pesquisas para a turma, podendo utilizar recursos como cartazes e apresentações orais.Etapa 5 - Discussão
Após as apresentações, conduza uma discussão em grupo sobre as semelhanças e diferenças entre as navegações no Atlântico e no Pacífico.Etapa 6 - Check-out
Oriente o registro das novas aprendizagens dos estudantes no template de registro de aprendizagem, respondendo às questões propostas pelo professor.Etapa 7 - Avaliação
Avalie seus alunos com base nos seguintes critérios: qualidade da pesquisa realizada, participação ativa nas discussões em grupo, qualidade das apresentações realizadas, registro de aprendizagem completo e correto. Certifique-se de que os critérios sejam claros e objetivos, para os alunos compreenderem como serão avaliados.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de comparar as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a habilidade de registro de aprendizagem.
Critérios de avaliação
- Participação nas pesquisas e discussões em grupo.
- Qualidade das apresentações.
- Registro de aprendizagem completo e correto.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar o assunto.
- Dividir os alunos em grupos e fornecer materiais para pesquisa.
- Conduzir a discussão em grupo e avaliar os alunos.
Ações do aluno
- Registrar suas expectativas e conhecimentos prévios sobre o assunto.
- Pesquisar sobre um subtópico relacionado ao tema em casa e em grupo.
- Apresentar suas pesquisas para a turma em grupo.
- Registrar suas aprendizagens no template de registro de aprendizagem.