Aula sobre Portugal Em Alto Mar
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Rotação por Estações
Contextualize o tema da aula explicando a importância das navegações portuguesas para a história mundial, incluindo uma breve explanação sobre a expansão marítima portuguesa e suas consequências.Etapa 2 - Rotação por Estações
Divida a classe em quatro grupos e comunique que eles vão participar de uma atividade conhecida como “estações”. Cada estação tem uma tarefa independente com começo, meio e fim. Determine o tempo que cada grupo vai permanecer em cada estação e a ordem em que vão se alternar entre elas. Para cada estação, sugerimos os seguintes temas:Estação 1 - Leitura de textos:
Na primeira estação, eles irão ler textos sobre as navegações portuguesas no Atlântico e no Pacífico e responder a questões sobre o tema.
Estação 2 - Vídeo:
Na segunda estação, eles irão assistir a um vídeo sobre as rotas comerciais das navegações portuguesas e responder a questões sobre o tema.
Estação 3 - Leitura de textos:
Na terceira estação, eles lerão textos sobre as conquistas territoriais das navegações portuguesas e responder a questões sobre o tema.
Estação 4 - Análise de imagens:
Na quarta estação, os estudantes irão analisar fontes históricas visuais como imagens e pinturas antigas e registrar suas descobertas adquiridas por meio dessa observação.
Etapa 3 - Socialização
Peça aos estudantes para registrarem suas opiniões no template de Dinâmica dos 3 Qs. Depois, os estudantes irão discutir em grupo o que acharam da dinâmica, além das consequências das navegações portuguesas para a história mundia.Etapa 4 - Conclusão
Faça uma síntese da aula e reforce os objetivos propostos. Faça uma avaliação geral da atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Compreender as diferenças entre as navegações no Atlântico e no Pacífico;
- Compreender as rotas comerciais das navegações portuguesas;
- Compreender as consequências das navegações portuguesas para a história mundial;
Critérios de avaliação
- Participação em todas as estações.
- Registro correto das opiniões no template de Dinâmica dos 3 Qs;
- Participação na socialização das opiniões;
- Clareza e coerência na exposição das opiniões;
- Avaliação geral da atividade.
Ações do professor
- Contextualizar a importância das navegações portuguesas para a história mundial e os objetivos da aula;
- Despertar o interesse dos alunos pelo tema;
- Organizar os grupos de alunos;
- Disponibilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs;
- Avaliar a atividade.
Ações do aluno
- Participar de todas as estações.
- Participar da discussão sobre a importância das navegações portuguesas;
- Discutir em grupo as consequências das navegações portuguesas;
- Registrar suas opiniões no template de Dinâmica dos 3 Qs;