Aula sobre Portugal Em Alto Mar

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A aula sobre Portugal em alto-mar tem como objetivo apresentar aos alunos as navegações portuguesas no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI. Nela serão abordados temas como a expansão marítima portuguesa, as rotas comerciais, as conquistas territoriais e as consequências dessas navegações para a história mundial.

  1. Etapa 1 - Rotação por Estações

    Contextualize o tema da aula explicando a importância das navegações portuguesas para a história mundial, incluindo uma breve explanação sobre a expansão marítima portuguesa e suas consequências.

  2. Etapa 2 - Rotação por Estações

    Divida a classe em quatro grupos e comunique que eles vão participar de uma atividade conhecida como “estações”. Cada estação tem uma tarefa independente com começo, meio e fim. Determine o tempo que cada grupo vai permanecer em cada estação e a ordem em que vão se alternar entre elas. Para cada estação, sugerimos os seguintes temas:

    Estação 1 - Leitura de textos:

    Na primeira estação, eles irão ler textos sobre as navegações portuguesas no Atlântico e no Pacífico e responder a questões sobre o tema.

    Estação 2 - Vídeo:

    Na segunda estação, eles irão assistir a um vídeo sobre as rotas comerciais das navegações portuguesas e responder a questões sobre o tema.

    Estação 3 - Leitura de textos:

    Na terceira estação, eles lerão textos sobre as conquistas territoriais das navegações portuguesas e responder a questões sobre o tema.

    Estação 4 - Análise de imagens:

    Na quarta estação, os estudantes irão analisar fontes históricas visuais como imagens e pinturas antigas e registrar suas descobertas adquiridas por meio dessa observação.


  3. Etapa 3 - Socialização

    Peça aos estudantes para registrarem suas opiniões no template de Dinâmica dos 3 Qs. Depois, os estudantes irão discutir em grupo o que acharam da dinâmica, além das consequências das navegações portuguesas para a história mundia.

  4. Etapa 4 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula e reforce os objetivos propostos. Faça uma avaliação geral da atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender as diferenças entre as navegações no Atlântico e no Pacífico;
  • Compreender as rotas comerciais das navegações portuguesas;
  • Compreender as consequências das navegações portuguesas para a história mundial;

Critérios de avaliação

  • Participação em todas as estações.
  • Registro correto das opiniões no template de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Participação na socialização das opiniões;
  • Clareza e coerência na exposição das opiniões;
  • Avaliação geral da atividade.

Ações do professor

  • Contextualizar a importância das navegações portuguesas para a história mundial e os objetivos da aula;
  • Despertar o interesse dos alunos pelo tema;
  • Organizar os grupos de alunos;
  • Disponibilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Avaliar a atividade.

Ações do aluno

  • Participar de todas as estações.
  • Participar da discussão sobre a importância das navegações portuguesas;
  • Discutir em grupo as consequências das navegações portuguesas;
  • Registrar suas opiniões no template de Dinâmica dos 3 Qs;