Aula sobre Position Yourself Any Subject Posicione Qualquer Assunto

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Nesta atividade, o tema "Position yourself on any subject" será trabalhado com a metodologia ativa Design Thinking. O objetivo é que os alunos desenvolvam habilidades em expor pontos de vista, argumentos e contra-argumentos em inglês, considerando o contexto e recursos linguísticos eficazes para a comunicação. Oriente os alunos a criar um mapa de empatia, que vai ajudá-los a compreender diferentes perspectivas sobre o assunto. Para exemplificar o tema, pode-se abordar questões sociais ou políticas, como o meio ambiente, igualdade de gênero, ações empreendedoras, entre outros.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e apresente exemplos sobre como as pessoas possuem opiniões diferentes sobre um mesmo assunto. O objetivo é mostrar que é possível concordar ou discordar de uma ideia, mas é preciso saber se comunicar bem em inglês para expor essas opiniões.

  2. Etapa 2 - Mapa de Empatia

    Os alunos serão divididos em grupos de três ou quatro. Cada grupo vai escolher um tema que seja relevante para sua vida e criar um mapa de empatia. O mapa deve conter campos como "O que ele pensa e sente?", "Como ele se expressa?", "O que ele faz?", "Como ele percebe o mundo?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é entender o ponto de vista de diferentes pessoas em relação ao tema escolhido.

  3. Etapa 3 - Brainstorm

    Após a criação do mapa de empatia, o grupo vai fazer um brainstorm de pelo menos cinco ideias diferentes relacionadas ao tema escolhido. Cada ideia deve ser exposta em inglês.

  4. Etapa 4 - Seleção da Ideia Principal

    O grupo irá selecionar a ideia mais relevante ou impactante e escolher um representante para expor a ideia em inglês para a turma.

  5. Etapa 5 - Exposição das Ideias

    Cada grupo vai expor sua ideia principal para a turma em inglês, apresentando argumentos e contra-argumentos. Os demais alunos terão direito a fazer perguntas e comentários em relação às ideias apresentadas.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula, abordando pontos importantes discutidos pelos alunos. Dê um feedback geral e incentive a turma a continuar praticando a habilidade de expor opiniões em inglês.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver as habilidades de comunicação dos alunos em língua inglesa.
  • Estimular o trabalho em grupo e a empatia.
  • Incentivar o pensamento criativo e crítico.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Criação de um mapa de empatia completo.
  • Participação no brainstorming e seleção da ideia principal.
  • Exposição clara e objetiva da ideia em inglês.
  • Habilidade em argumentar e contra-argumentar opiniões em inglês.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Estimular o trabalho em grupo.
  • Dar feedbacks construtivos e esclarecer dúvidas.
  • Incentivar a prática da linguagem em inglês.
  • Estimular o pensamento crítico e criativo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula.
  • Criar um mapa de empatia completo.
  • Fazer o brainstorming e a seleção da ideia principal.
  • Expor as ideias em inglês.
  • Participar dos debates e discussões em inglês.