Aula sobre Position Yourself Any Subject Posicione Qualquer Assunto

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Nesta atividade, será trabalhado o tema "Position yourself on any subject" (Posicione-se sobre qualquer assunto) para desenvolver a habilidade dos alunos em fazer uso da língua inglesa para expor pontos de vista, argumentos e contra-argumentos considerando o contexto e os recursos linguísticos voltados para a eficácia da comunicação. Para isso, será utilizado o Ensino Híbrido, que combina atividades presenciais e a distância para tornar a aprendizagem mais significativa e engajadora. Os estudantes vão criar um modelo de registro de aprendizagem contendo os campos de Check-in e Check-out, que serão usados para registrar as descobertas e reflexões realizadas durante a aula. O objetivo é que os alunos possam aplicar essa habilidade em situações cotidianas e sejam capazes de expressar suas ideias de forma clara e coerente em língua inglesa.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Peça para os alunos refletirem sobre a importância de se posicionar sobre um assunto e qual a necessidade disso na vida cotidiana. Em seguida, faça uma breve revisão sobre os recursos linguísticos que podem ser usados para expor pontos de vista em inglês. Você pode usar exemplos de situações cotidianas, como uma discussão em família sobre qual o melhor destino de férias ou uma conversa entre amigos sobre o último filme lançado.

  2. Etapa 2 - Introdução ao modelo de registro de aprendizagem

    Apresente o modelo de registro de aprendizagem e seus campos, explicando a função de cada um deles. Os alunos podem usar o modelo posteriormente para registrar as descobertas e reflexões realizadas durante a aula. Você pode apresentar um modelo preenchido com informações sobre um assunto em inglês e explicar como ele foi construído.

  3. Etapa 3 - Exploração de fontes

    Os alunos vão explorar diferentes fontes de informações (textos, vídeos, podcasts) sobre um assunto escolhido por você. O objetivo é que eles compreendam diferentes pontos de vista e argumentos relacionados ao tema. Escolha um tema atual, como a crise migratória, e apresentar diferentes fontes de informações com perspectivas diferentes sobre o assunto. Em grupos, os alunos vão construir uma apresentação de forma colaborativa enfatizando os pontos mais importantes, as dúvidas não respondidas e onde pretendem se aprofundar.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupos

    Os grupos vão discutir o tema explorado e elaborar argumentos que possam ser usados em uma possível defesa de suas ideias. Cada grupo terá um líder que será responsável por coordenar a discussão e sintetizar as ideias do grupo. Dê um tempo para que os alunos discutam em grupos sobre as informações que coletaram, as diferentes perspectivas e uma possível defesa de suas ideias.

  5. Etapa 5 - Check-out

    Os alunos vão preencher o campo de Check-out em seus modelos de registro de aprendizagem, registrando as principais informações e reflexões que tiveram durante a aula.

    Peça que cada aluno leia em voz alta o que preencheu no campo de Check-out em seu modelo, para poder ser compartilhado com o restante da turma.


Intencionalidades pedagógicas

  • Incentivar a troca de ideias entre os alunos;
  • Desenvolver a habilidade de expor pontos de vista e argumentos em língua inglesa;
  • Promover a reflexão sobre a importância de se posicionar sobre um assunto;
  • Estimular a pesquisa e seleção de fontes de informações confiáveis;
  • Desenvolver a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • A capacidade dos alunos em se posicionar e defender suas ideias em língua inglesa;
  • A qualidade das fontes de informações selecionadas pelos alunos;
  • O registro das descobertas e reflexões no modelo de registro de aprendizagem;
  • A participação ativa dos alunos nas discussões em grupo;
  • A colaboração e o trabalho em equipe dos alunos.

Ações do professor

  • Orientar e mediar as discussões em grupo;
  • Selecionar fontes de informações confiáveis que representem diferentes perspectivas do tema;
  • Dar feedback individualizado sobre as habilidades dos alunos em expor pontos de vista e argumentos em inglês;
  • Incentivar a participação ativa dos alunos nas atividades propostas;
  • Criar um ambiente seguro e acolhedor para que os alunos se sintam à vontade para se expressar.

Ações do aluno

  • Pesquisar e selecionar fontes de informações confiáveis sobre o tema;
  • Participar ativamente das discussões em grupo;
  • Elaborar argumentos que sustentem suas ideias;
  • Registrar as descobertas e reflexões no modelo de registro de aprendizagem;
  • Colaborar e trabalhar em equipe.