Aula sobre Position Yourself Any Subject Posicione Qualquer Assunto

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Position yourself on any subject é um tema relevante e envolvente, que estimula o senso crítico e a capacidade argumentativa dos estudantes. Ao trabalhar essa temática na sala de aula, os alunos são desafiados a pensar sobre diferentes assuntos, defender seus pontos de vista, ouvir as opiniões dos colegas e aprender a respeitar a diversidade de ideias. Além disso, a metodologia ativa Estudo de Caso, que será aplicada, é uma estratégia pedagógica que permite aos alunos acionar conhecimentos prévios, identificar problemas, pesquisar sobre um tema de interesse e propor soluções criativas. O objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em "Fazer uso da língua inglesa para expor pontos de vista, argumentos e contra-argumentos, considerando o contexto e os recursos linguísticos voltados para a eficácia da comunicação."

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula introduzindo o tema "Position yourself on any subject" e explicando a metodologia Estudo de Caso que será aplicada na atividade. Os estudantes serão divididos em grupos e vão definir um tema de interesse para pesquisar.

  2. Etapa 2 - Identificação do problema

    Os grupos farão um brainstorming sobre o tema escolhido para definir um problema para ser abordado na pesquisa. Em seguida, os alunos farão uma pesquisa na internet e entrevistas com pessoas relacionadas ao tema para coletar informações.

  3. Etapa 3 - Levantamento de dados

    Os grupos devem elaborar um infográfico em inglês apresentando o problema identificado e os dados coletados na pesquisa. Oriente os alunos no uso de ferramentas tecnológicas para criar o infográfico.

  4. Etapa 4 - Análise do contexto

    Os grupos farão uma análise do contexto do problema, discutindo suas causas, consequências e possíveis soluções.

  5. Etapa 5 - Comparação

    Os alunos vão comparar os dados obtidos nas entrevistas e pesquisas com dados oficiais ou estudos de caso de outras regiões, cidades ou países.

  6. Etapa 6 - Soluções

    Os grupos devem apresentar soluções criativas e eficazes para o problema identificado. Eles podem criar uma campanha publicitária, um projeto social, ou uma proposta de lei, por exemplo, e apresentá-la em inglês.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma síntese da atividade e estimule uma reflexão em conjunto sobre a importância do tema trabalhado e os aprendizados adquiridos. Os grupos podem apresentar suas propostas para a turma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidade de comunicação em inglês;
  • Ampliar o senso crítico e reflexivo dos alunos;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de proposição de soluções;
  • Fomentar a cooperação e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e engajamento na atividade;
  • Qualidade e relevância da pesquisa e dos dados apresentados;
  • Criatividade e eficácia das soluções propostas;
  • Clareza e coerência na exposição dos argumentos em inglês;
  • Respeito às regras e prazos estabelecidos.

Ações do professor

  • Orientar e auxiliar na escolha do tema e na definição do problema;
  • Estimular a curiosidade e a pesquisa dos alunos;
  • Oferecer suporte técnico na criação do infográfico e na apresentação das propostas;
  • Incentivar a cooperação e a troca de ideias entre os grupos;
  • Fazer a mediação de conflitos e garantir um clima de respeito e colaboração na turma.

Ações do aluno

  • Selecionar um tema de interesse e definir um problema a ser abordado na pesquisa;
  • Coletar informações relevantes sobre o tema por meio de pesquisa e entrevistas;
  • Criar um infográfico em inglês apresentando o problema e os dados coletados;
  • Analisar o contexto do problema e comparar dados com outras regiões ou países;
  • Propor soluções criativas e eficazes e apresentá-las em inglês.