Aula sobre Position Yourself Any Subject Posicione Qualquer Assunto

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Na atividade, os alunos vão aprimorar a habilidade de expor pontos de vista, argumentos e contra-argumentos sobre qualquer assunto, considerando o contexto e os recursos linguísticos voltados para a eficácia da comunicação em inglês. Os alunos vão aprender a criar um mapa de registro de jogo, que ajudará a ilustrar e organizar as informações relacionadas a um jogo imaginário e apresentar para seus colegas. Eles terão a oportunidade de desenvolver suas habilidades de expressão oral e escrita em inglês, enquanto criam um jogo engajador e atraente.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula perguntando aos alunos se eles gostam de jogos e se já criaram algum jogo. Apresente o objetivo da aula e como ela será conduzida. Para isso, mostre slides com informações explicando o que é gamificação e como essa metodologia será aplicada na aula de inglês. Você pode, também, explicar como o mapa de registro de jogo vai funcionar e como ele pode ajudar a organizar as informações sobre um jogo imaginário.

  2. Etapa 2 - Instruções

    Explique em detalhes como criar cada etapa do mapa de registro de jogo e apresente exemplos práticos de jogos que os alunos já conhecem. Para cada etapa do mapa, você pode apresentar um exemplo concreto para os alunos se inspirarem.

  3. Etapa 3 - Escrita dos detalhes do jogo

    Os alunos agora irão trabalhar em grupos para criar um jogo imaginário usando o mapa de registro de jogo. Eles vão escrever os detalhes do jogo, incluindo o objetivo, os desafios, os níveis e as recompensas. Circule pela sala para ajudar os alunos que tiverem dúvidas e motivá-los a serem criativos.

  4. Etapa 4 - Criação do Esquema de Recompensas

    Os alunos vão criar uma lista de recompensas para cada nível do jogo, tornando-o mais engajador. Ofereça sugestões sobre quais recompensas poderiam ser dadas para cada nível e ressaltar a importância de cada recompensa no jogo.

  5. Etapa 5 - Revisão e apresentação

    Os grupos devem revisar e organizar todas as informações do jogo. Depois, eles farão uma apresentação para a turma, explicando o que eles desenvolveram e como o jogo vai funcionar. Dê feedback e incentive os alunos a comentarem sobre o que mais gostaram do jogo dos colegas.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Por fim, inicie uma discussão com os alunos sobre o que eles aprenderam com a atividade. Os alunos podem refletir sobre o processo de criação do jogo e como a linguagem foi fundamental para a sua realização. Você pode também perguntar como os alunos acham que essa metodologia pode ser aplicada em outros contextos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em expor pontos de vista, argumentos e contra-argumentos de forma eficaz (habilidade comunicativa).
  • Promover a criatividade e o trabalho em equipe através da criação de jogos imaginários.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever em inglês, utilizando recursos linguísticos para elaborar um jogo.

Critérios de avaliação

  • A originalidade e a criatividade da ideia do jogo;
  • O uso adequado dos recursos linguísticos em inglês, incluindo vocabulário e gramática;
  • A clareza e coesão das informações apresentadas no mapa de registro do jogo;
  • O engajamento e a interação em grupo durante a realização da atividade;
  • A apresentação eficaz do jogo imaginário para a turma.

Ações do professor

  • Compartilhar informações sobre gamificação e como ela pode ser aplicada na aula de inglês;
  • Proporcionar um ambiente de aprendizagem acolhedor e motivador;
  • Orientar e incentivar os alunos a serem criativos na elaboração do jogo;
  • Dar feedbacks construtivos sobre o trabalho dos alunos;
  • Estimular a participação ativa de todos os alunos durante a aula.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe para criar um jogo imaginário;
  • Utilizar recursos linguísticos em inglês para elaborar o mapa de registro do jogo;
  • Ser criativo e original na criação do jogo;
  • Participar ativamente durante a apresentação dos jogos imaginários dos colegas;
  • Refletir sobre o processo de criação do jogo e seu aprendizado.