Aula sobre Position Yourself Any Subject Posicione Qualquer Assunto
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A habilidade de posicionar-se sobre um assunto é fundamental não só na língua inglesa, mas também na vida cotidiana. É importante ser capaz de expressar opiniões e argumentar sobre determinado tema. Nesta atividade, vamos trabalhar sobre como fazer isso em inglês, focando na gramática, vocabulário e na estruturação de argumentos. A metodologia escolhida é a Rotação por estações, que tem o objetivo de incentivar a participação e a autonomia dos estudantes, além de trabalhar em equipe. Essa técnica permite uma maior interação social, o desenvolvimento de habilidades comunicativas e de pensamento crítico nos alunos.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explanando o tema "Position yourself on any subject" e pedindo que os alunos reflitam sobre exemplos específicos que eles possam ter visto em atividades cotidianas que poderiam ter sido beneficiadas por essa habilidade. Em seguida, explique a metodologia da Rotação por estações, dividindo a turma em 3 grupos e distribuindo as atividades necessárias para cada grupo.Etapa 2 - Estação 1
Nesta estação, os alunos recebem um texto que abrange diversas temáticas. Eles devem interpretá-lo e, em seguida, escrever um pequeno artigo de opinião sobre o tema abordado. Forneça vocabulário e possíveis estruturas gramaticais que possam ajudar na escrita do artigo.Etapa 3 - Estação 2
Nesta estação, os alunos terão que fazer uma roda de debate sobre um assunto em discussão. Escolha um tópico polêmico para que os estudantes possam debater entre si em inglês. Será necessário que apresentem argumentos e contra-argumentos.Etapa 4 - Estação 3
Nesta estação, os alunos recebem recortes de jornais ou revistas que apresentam notícias atuais. Eles terão que ler e escrever um pequeno texto sobre o tema abordado e sua opinião sobre o texto. Forneça vocabulário e exemplos de possíveis estruturas gramaticais.Etapa 5 - Conclusão
Os alunos apresentam as atividades realizadas em cada estação e um breve feedback. Realize uma avaliação rápida das habilidades desenvolvidas durante cada estação.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em se posicionar sobre qualquer assunto utilizando a língua inglesa de forma eficaz.
- Estimular a participação, interação e autonomia dos alunos na construção do conhecimento.
- Incentivar o pensamento crítico dos alunos e a capacidade de argumentação.
- Aprimorar a escrita e a leitura em inglês.
- Fortalecer o vocabulário e a gramática dos estudantes.
Critérios de avaliação
- Utilização eficiente da língua inglesa (vocabulário, gramática e estruturação de argumentos).
- Participação ativa e interação com os colegas nas atividades propostas.
- Capacidade de expor e sustentar uma opinião em debates e artigos.
- Clareza na exposição de ideias e argumentos.
Ações do professor
- Apresentar e explicar o tema a ser desenvolvido na aula.
- Dividir os alunos em grupos e distribuir as atividades para cada grupo.
- Fornecer dicas de vocabulário e possíveis estruturas gramaticais para auxiliar na realização das atividades.
- Observar de forma atenta o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.
- Realizar uma breve avaliação do desenvolvimento das habilidades requeridas durante as atividades.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
- Utilizar eficazmente o vocabulário, a gramática e a estruturação de argumentos em inglês.
- Expor opiniões e argumentar de forma clara e coerente em debates e artigos de opinião.
- Respeitar as opiniões dos colegas e manter um ambiente saudável e produtivo durante a atividade.