Aula sobre Position Yourself Any Subject Posicione Qualquer Assunto

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A habilidade de posicionar-se sobre qualquer assunto é fundamental para a comunicação em inglês. Nesta atividade, os alunos serão desafiados a expressar seus próprios pontos de vista e a argumentá-los de maneira eficaz em inglês. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos terão acesso prévio ao conteúdo por meio de um vídeo explicativo. A aula consiste em criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliação do estudante sobre a atividade proposta. Para isso, os alunos serão instruídos a criar três campos: "Que bom", "Que pena" e "Que tal", nos quais eles devem registrar suas reflexões sobre o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução do tema

    Inicie a aula explicando o conceito de "position yourself on any subject" e seu papel na comunicação em inglês. Será apresentado um exemplo prático sobre como usar o posicionamento em um debate. Os alunos terão a oportunidade de fazer perguntas para esclarecer qualquer dúvida.

  2. Etapa 2 - Vídeo explicativo

    Os alunos vão assistir a um vídeo explicativo sobre posicionamento e argumentação em inglês. O vídeo pode ser encontrado em plataformas de streaming online como o YouTube.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 4 pessoas para discutir o conteúdo do vídeo e os temas apresentados. Forneça um guia de discussão para ajudar os alunos a se concentrarem nos pontos mais importantes.

  4. Etapa 4 - Criação de um modelo de Dinâmica dos 3 Qs

    Explique a Dinâmica dos 3 Qs, apresentando os campos Que bom, Que pena e Que tal. Os alunos serão orientados a criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliação do estudante. O modelo deve ser baseado na discussão em grupo e deve incluir pontos importantes sobre o assunto discutido, exemplos e argumentos.

  5. Etapa 5 - Apresentação e avaliação

    Os alunos apresentam seus modelos de Dinâmica dos 3 Qs para o restante da turma e recebem feedback seu e dos colegas. Avalie o desempenho dos alunos usando os critérios já definidos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Encerre a aula reforçando os principais pontos do tema e como eles podem ser aplicados em situações do cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades em comunicação em inglês.
  • Encorajar a reflexão crítica sobre assuntos em inglês.
  • Promover o trabalho em grupo e a colaboração.

Critérios de avaliação

  • Participação na discussão em grupo.
  • Assertividade na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Demonstração de habilidades em comunicação em inglês.
  • Feedback e avaliação dos colegas.

Ações do professor

  • Explicar o tema com clareza e objetividade.
  • Fornecer um guia pedagógico para auxiliar o entendimento dos alunos.
  • Oferecer feedback construtivo e avaliação dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com assertividade e clareza.
  • Avaliar e oferecer feedback sobre o trabalho dos colegas.