Aula sobre Possessive Of Apostrofo S

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O apóstrofo (') é um sinal de pontuação em inglês usado para indicar posse ou contração de palavras. Vamos aprender como usar o apóstrofo para indicar posse. O uso correto do apóstrofo é importante para a escrita e comunicação, e é uma habilidade útil para a vida real. Por exemplo, podemos usar o apóstrofo para indicar que algo pertence a alguém, como em "That is John's book" (Este é o livro de John). Durante esta atividade, vamos trabalhar em duplas e grupos, usando a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, para criar um modelo de avaliação por pares, em que cada grupo avalia o outro, segundo os critérios de avaliação. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em "Descrever relações por meio do uso de apóstrofo (') + s."

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula com uma discussão em grupo sobre a importância do uso correto do apóstrofo na comunicação em inglês e exemplos de como ele pode ser usado no cotidiano.

  2. Etapa 2 - Explicação teórica

    Explique a regra básica de uso do apóstrofo para indicar posse: adicione ('s) ao final de um substantivo singular ou depois do s em um substantivo plural que termina em s para indicar posse. Mostre alguns exemplos para a turma e verifique se eles compreenderam a regra.

  3. Etapa 3 - Criação de frases

    Peça que os alunos criem, individualmente, frases com o uso do apóstrofo (‘s) para indicar posse e verifique se ficou alguma dúvida sobre a estrutura. Você deve fornecer exemplos de substantivos singulares e plurais para orientar a criação de frases.

  4. Etapa 4 - Divisão dos grupos

    Distribua a atividade em grupo, na qual os estudantes vão trabalhar juntos para criar um modelo de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.

  5. Etapa 5 - Criando uma história

    Cada grupo deve criar uma história curta usando o apóstrofo (‘s) ao longo do texto. Em seguida, devem preparar a apresentação para a turma.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Os grupos apresentam as histórias e recebem feedback dos demais grupos conforme o critério de avaliação previamente estabelecido.

  7. Etapa 7 - Revisão

    Revise as informações da aula, reforçando a importância do uso correto do apóstrofo e como a metodologia Aprendizagem Entre Pares pode ser útil para aprendizagem do tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de descrever relações usando o apóstrofo;
  • Estimular o trabalho em grupo e colaboração;
  • Fornecer habilidades práticas para uso da língua inglesa no cotidiano.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação e comunicação;
  • Desempenho geral;
  • Uso correto do apóstrofo.

Ações do professor

  • Incentivar a discussão em grupo sobre o tema e exemplos de uso na vida real;
  • Explicar a regra básica de uso do apóstrofo para indicar posse;
  • Facilitar a atividade em grupo de criação de frases e avaliação mútua.

Ações do aluno

  • Participar da discussão em grupo sobre o tema;
  • Criar frases usando apóstrofo para indicar posse;
  • Avaliar as frases dos outros grupos conforme os critérios preestabelecidos;
  • Apresentar a história criada em grupo;
  • Praticar o uso correto do apóstrofo.