Aula sobre Possessive Of Apostrofo S

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O tema "Possessive: Of Apóstrofo S" é fundamental para que os alunos aprendam a descrever relações de posse em inglês. Essa estrutura é utilizada para indicar que algo pertence a alguém ou a algo. Por exemplo, "John's book" significa "o livro de John". Essa estrutura é amplamente utilizada na língua inglesa e é essencial para a comunicação adequada. A metodologia utilizada será a Cultura Maker, em que os alunos criam um fanzine com personagens e pequenos diálogos que coloquem em prática o uso do “possessive”.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Introduza o tema “possessive 's”, explicando sua estrutura básica e suas variações. Serão apresentados exemplos práticos e situações em que essa estrutura é utilizada. Exemplos: “The girl’s bike. (A bicileta da menina)”; “My parents' house. (A casa dos meus pais)”; “The dog's bone. (O osso do cachorro)”.

  2. Etapa 2 - Lista com 10 objetos

    Os alunos são orientados a criar uma lista de 10 objetos que possuem ou que são importantes para eles. Eles devem usar a estrutura "possessive 's" para descrever a relação entre eles e os objetos em suas listas. A turma pode usar frases como "My sister's bicycle" ou "The dog's toy" como exemplos.

  3. Etapa 3 - Apresentação das listas

    A turma compartilha suas listas e apresenta alguns dos objetos que escolheram. Forneça feedback e esclareça qualquer dúvida que os alunos possam ter.

  4. Etapa 4 - Produção da fanzine

    Os estudantes são organizados em grupos e recebem a tarefa de criar um fanzine com uma história em quadrinhos. Cada grupo deve criar uma história que contenha diálogos entre personagens utilizando frases com "possessive 's". Eles podem usar personagens fictícios ou se inspirar em situações do cotidiano.

  5. Etapa 5 - Revisão

    Com o seu auxílio, os grupos revisam suas histórias em quadrinhos, verificando se estão utilizando corretamente a estrutura "possessive 's". Você pode oferecer sugestões para melhorar a gramática e a nitidez dos diálogos.

  6. Etapa 6 - Apresentação das fanzines

    Cada grupo apresenta seu fanzine para a turma, compartilhando as histórias em quadrinhos que criaram. Os alunos avaliam o trabalho dos colegas e oferecem feedback construtivo.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Retome as principais dúvidas dos grupos e realize uma revisão do tema abordado, dando a possibilidade dos estudantes expressarem sua experiência com a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em usar corretamente as estruturas "Possessive: Of Apóstrofo S" para descrever relações de posse.
  • Estimular a criatividade e a expressão escrita dos alunos por meio da criação de um fanzine.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe ao realizar atividades em grupo.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta das estruturas "Possessive: Of Apóstrofo S" nas frases criadas pelos alunos.
  • Qualidade da fanzine, incluindo a clareza dos diálogos e a criatividade na criação da história em quadrinhos.
  • Participação ativa e colaboração durante as atividades em sala de aula.

Ações do professor

  • Apresentar e explicar as estruturas "Possessive: Of Apóstrofo S" à turma.
  • Orientar os alunos na criação da lista de objetos e fornecer feedback individual.
  • Organizar os grupos e auxiliá-los na criação do fanzine, oferecendo suporte quando necessário.
  • Facilitar as apresentações dos grupos e incentivar a participação e a troca de feedback entre os alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em sala de aula, compartilhando exemplos de frases com "Possessive: Of Apóstrofo S".
  • Criar uma lista de objetos pessoais e descrever a relação de posse usando a estrutura correta.
  • Colaborar com os colegas na criação da fanzine, contribuindo com ideias e diálogos relevantes.
  • Apresentar a fanzine para a turma e participar das avaliações dos trabalhos dos colegas.