Aula sobre Possessive Of Apostrofo S

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O uso de apóstrofo (') + s para indicar posse é uma das regras mais básicas da língua inglesa, e é encontrada em diversos contextos, como em placas de lojas, nomes de empresas e em conversas cotidianas. Nesta atividade, os estudantes vão aprender a descrever relações de posse usando essa estrutura e aplicar essa habilidade em situações práticas da vida real. A metodologia ativa Design Sprint será utilizada, e os alunos devem criar um modelo com 5 etapas: entendendo, esboçando, decidindo, prototipando e testando suas ideias para aplicarem o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente a regra do uso do apóstrofo (') + s e exemplifique como ela é usada em diferentes contextos. Os alunos devem fazer anotações e discutir em duplas suas dúvidas e entendimentos.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Divida a turma em grupos e distribua objetos variados (como uma caneta, uma mochila, um livro) para cada grupo. Os alunos devem escrever frases utilizando o apóstrofo (') + s para descrever a posse do objeto e discutir em grupo qual frase está melhor.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo deve escolher uma das frases escritas anteriormente e justificar sua escolha. Em seguida, a turma deve eleger a melhor frase de todas e justificar por que ela foi escolhida.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos devem criar um cenário em que usar o apóstrofo (') + s seja útil para indicar posse, como em uma placa de banheiro ou em um anúncio de uma loja. Eles devem esboçar a ideia em papel e apresentar para o grupo.

  5. Etapa 5 - Testar

    Cada grupo deve apresentar sua ideia e discutir como ela poderia ser melhorada. Em seguida, os alunos devem votar na melhor ideia geral.

  6. Etapa 6 - Fechamento

    Faça uma discussão com a turma sobre a atividade desenvolvida, dê feedbacks aos grupos e peça feedback sobre a metodologia usada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de usar o apóstrofo (') + s para indicar posse.
  • Incentivar a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Estimular a aplicação prática do conhecimento em situações cotidianas da vida.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de descrever relações de posse utilizando o apóstrofo (') + s.
  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Criação de uma ideia original e bem fundamentada para uso da regra em um contexto cotidiano.

Ações do professor

  • Apresentar a regra de forma clara e didática.
  • Estimular a colaboração entre os alunos.
  • Proporcionar espaço para discussões e esclarecimento de dúvidas.
  • Facilitar a votação e a escolha das melhores ideias.
  • Oferecer feedback construtivo após as atividades.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Contribuir com ideias criativas e bem fundamentadas.
  • Realizar anotações e tirar dúvidas durante as explicações do professor.
  • Dar e receber feedbacks construtivos.
  • Votar e justificar suas escolhas durante as atividades em grupo.