Aula sobre Possessive Of Apostrofo S

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O uso do apóstrofo (') + s é fundamental para descrever relações de posse na língua inglesa. Sem esse recurso, as frases soam confusas e o entendimento fica comprometido. Esse recurso é utilizado em diversas situações cotidianas, como para descrever que algo pertence a alguém ou alguma coisa. Por exemplo, "This is Mary's book" (Este é o livro da Mary). Nesta atividade, os alunos vão desenvolver sua habilidade em descrever esse tipo de relação através da metodologia ativa Gamificação, em que cria um jogo com cartas de perguntas e afirmações.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente para os alunos o tema da aula e explicar como a metodologia ativa da Gamificação irá funcionar. Além disso, explique como é usado o apóstrofo (') + s, dando exemplo em diferentes situações.

  2. Etapa 2 - Prática oral

    Peça que os alunos criem exemplos de frases com o apóstrofo (') + s utilizando os materiais e elementos presentes em sala de aula. Para direcionar melhor, você pode escolher um objeto da sala e pedir para um aluno criar a frase.

  3. Etapa 3 - Elaboração do jogo

    Os alunos vão trabalhar em grupos para criar um jogo com 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações sobre o tema. Cada grupo será responsável por criar um jogo e apresentá-lo para a turma.

  4. Etapa 4 - Revisão

    Revise com os alunos os conceitos aprendidos e tirar dúvidas sobre a utilização do apóstrofo (') + s.

  5. Etapa 5 - Jogo em grupo

    Os alunos vão jogar os jogos criados pelos outros grupos em grupos menores. Durante o jogo, eles devem responder corretamente às perguntas e afirmações sobre o uso do apóstrofo (') + s.

  6. Etapa 6 - Feedback

    Os grupos apresentam para a turma as dificuldades encontradas na criação do jogo, os pontos positivos e de melhoria observados durante o jogo e as contribuições que perceberam em relação ao uso do apóstrofo (') + s.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a importância e a aplicação do uso do apóstrofo (') + s e como isso pode ser útil em diferentes situações cotidianas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade de compreender e aplicar o uso de apóstrofo (') + s em diferentes situações;
  • Estimular o trabalho em equipe e a criatividade na elaboração de jogos educacionais;
  • Promover a interatividade entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na elaboração do jogo;
  • Correta aplicação do uso do apóstrofo (') + s nas cartas de perguntas e afirmações;
  • Colaboração durante o jogo;
  • Apresentação adequada do feedback.

Ações do professor

  • Apresentar de forma clara e sucinta o tema da aula e a metodologia a ser utilizada;
  • Estimular a criatividade dos alunos na elaboração do jogo;
  • Tirar dúvidas e auxiliar os alunos durante o processo de criação e jogo.

Ações do aluno

  • Criar frases utilizando o apóstrofo (') + s em diferentes situações;
  • Trabalhar em equipe para criar um jogo educacional;
  • Participar ativamente do jogo e colaborar com o grupo;
  • Apresentar feedback adequado sobre o jogo elaborado e jogado.