Aula sobre Possessive Of Apostrofo S

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O uso do apóstrofo (') é um elemento muito importante no inglês, pois ele permite construções que não seriam possíveis de outra forma. Um dos usos mais comuns do apóstrofo é no caso possessivo. Na língua inglesa, para indicar posse utilizamos o apóstrofo + s (') no final da palavra, exemplo: "the dog's tail" (a cauda do cachorro) ou "my friend's book" (o livro do meu amigo). O uso correto do apóstrofo é fundamental para a compreensão de textos em inglês, pois uma utilização incorreta pode alterar completamente o sentido da frase. Nesta atividade, vamos aprender a utilizar o apóstrofo para construir frases no caso possessivo de forma adequada e precisa. Utilizaremos a metodologia Rotação por estações para que os alunos possam aprender de forma lúdica e interativa.

  1. Etapa 1 - Aquecimento

    Durante esta etapa, apresente exemplos de frases no caso possessivo utilizando imagens e objetos da sala de aula. O objetivo é despertar o interesse dos alunos e relembrá-los do uso correto do apóstrofo.

  2. Etapa 2 - Estação 1 (Leitura e compreensão)

    Nesta estação, os alunos vão ler textos diversos que apresentem o uso do caso possessivo. Os textos apresentados podem ser retirados de livros didáticos ou de outras fontes. O objetivo é que os alunos compreendam a utilização do apóstrofo em diferentes contextos.

  3. Etapa 3 - Estação 2 (Jogo de tabuleiro)

    Na estação 2, os alunos vão jogar um jogo de tabuleiro onde serão apresentadas frases no caso possessivo. Os alunos devem identificar se a utilização do apóstrofo está correta ou não. O objetivo é que os alunos pratiquem o uso do apóstrofo de forma lúdica.

  4. Etapa 4 - Estação 3 (Produção escrita)

    Na estação 3, os alunos produzem frases no caso possessivo com base em imagens apresentadas impressas ou em slides. O objetivo é que os alunos pratiquem a construção de frases no caso possessivo de forma autônoma.

  5. Etapa 5 - Sistematização

    Para finalizar, apresente aos alunos um resumo do que foi aprendido nas estações. Eles terão a oportunidade de tirar dúvidas e reforçar conceitos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em construir frases no caso possessivo;
  • Reforçar o uso correto do apóstrofo em diferentes contextos;
  • Estimular a aprendizagem de forma lúdica e interativa.

Critérios de avaliação

  • Construção adequada de frases no caso possessivo;
  • Utilização correta do apóstrofo em diferentes contextos;
  • Participação ativa nas atividades propostas;
  • Clareza na comunicação.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema;
  • Orientar os alunos durante as atividades propostas;
  • Estimular a participação ativa dos alunos;
  • Proporcionar um ambiente seguro para o aprendizado;
  • Tirar dúvidas e reforçar conceitos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Colaborar com os colegas de grupo;
  • Praticar a construção de frases no caso possessivo;
  • Identificar o uso correto do apóstrofo em diferentes contextos;
  • Tirar dúvidas e se envolver no processo de aprendizagem.