Aula sobre Possessive Of Apostrofo S

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta atividade, os alunos vão aprender sobre o uso do apóstrofo para indicar posse em inglês. Eles vão ver como formar a construção correta com o uso do apóstrofo em diferentes casos, como o caso de uma pessoa singular, várias pessoas, coisas e animais, entre outros casos. É importante que os alunos percebam que o uso do apóstrofo na língua inglesa é diferente do uso em português. Para ajudar na contextualização, você pode apresentar exemplos práticos e cotidianos, como a escrita de nomes de pessoas que possuem sobrenomes, posses de objetos em aposentos domésticos, entre outros. Explique a metodologia Sala de Aula Invertida, que consiste nos alunos estudarem o conteúdo antes da aula e, em seguida, aplicarem o conceito em conjunto na aula, por meio da criação de um mapa conceitual.

  1. Etapa 1 - Antes da aula

    Envie um material de estudo prévio, como um vídeo ou texto, para que os alunos estudem sobre o uso do apóstrofo. Em sala, tire dúvidas sobre o material visto em casa.

  2. Etapa 2 - Exemplos e atividades

    Apresente exemplos práticos de uso do apóstrofo e realize uma atividade em grupo para testar o conhecimento dos alunos sobre o que foi aprendido.

  3. Etapa 3 - Correção em conjunto

    Com os alunos, corrija a atividade e realize um feedback com a turma para sanar possíveis dúvidas.

  4. Etapa 4 - Tarefa prática

    Os alunos devem criar uma frase curta para cada caso de uso do apóstrofo aprendido.

  5. Etapa 5 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos devem criar um mapa conceitual, com uma ideia central e oito sub-ideias, contendo dois níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é que cada aluno possa explicar, com base no seu mapa conceitual, os diferentes casos de utilização do apóstrofo.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos compartilham seus mapas conceituais em grupos e discutem as diferenças entre eles, trocando informações e tirando dúvidas.

  7. Etapa 7 - Pós-aula (opcional)

    Proponha a criação de um mural com as frases criadas pelos alunos para reforçar o aprendizado e estimular a participação ativa na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Descrever relações por meio do uso de apóstrofo (’) + s."
  • Estimular a criação e participação ativa dos alunos na aula, por meio da metodologia da Sala de Aula Invertida.
  • Promover a discussão em grupo e troca de informações entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de criar um mapa conceitual completo e bem estruturado.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Capacidade de aplicar o conhecimento adquirido nas atividades propostas.

Ações do professor

  • Disponibilizar material prévio para estudo antes da aula.
  • Propor atividades em grupo para discussão e troca de informações.
  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.

Ações do aluno

  • Estudar o material prévio enviado pelo professor antes da aula.
  • Criar um mapa conceitual completo e bem estruturado sobre o tema.
  • Participar ativamente da discussão em grupo e troca de informações.