Aula sobre Potenciacao Com Exponente Fracionario

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A potenciação com expoente fracionário é uma operação matemática que pode ser encontrada em diversas situações do cotidiano, como no cálculo de juros compostos, na conversão de unidades de medida e na resolução de equações exponenciais. Nesta aula, a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas será utilizada para que os alunos desenvolvam habilidades em realizar cálculos com números reais, inclusive potências com expoentes fracionários. Para isso, os estudantes irão criar um diário de bordo, no qual irão registrar o problema, as alternativas geradas e a solução encontrada em grupo.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o conceito de potenciação com expoente fracionário e exemplos práticos de situações cotidianas que envolvem essa operação.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 4 integrantes para realizar a atividade proposta.

  3. Etapa 3 - Problematização

    Cada grupo irá escolher uma situação cotidiana que envolva potenciação com expoente fracionário e irá elaborar uma pergunta para ser resolvida. Exemplo: "Quantos metros cúbicos de água cabem em uma caixa d'água com capacidade de 1,5 x 10^3 litros?".

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Cada grupo irá gerar alternativas para resolver a pergunta proposta. Os alunos poderão pesquisar em livros ou na internet, consultar o professor ou trocar ideias entre si.

  5. Etapa 5 - Solução

    Os grupos irão apresentar suas soluções para a turma. Auxilie na correção e esclarecimento de dúvidas.

  6. Etapa 6 - Registro no diário de bordo

    Cada grupo irá registrar o problema proposto, as alternativas geradas e a solução encontrada em seu diário de bordo.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Os alunos irão refletir sobre o processo de aprendizagem e a metodologia utilizada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades em realizar cálculos com números reais, inclusive potências com expoentes fracionários.
  • Estimular o trabalho em grupo e a troca de ideias entre os alunos.
  • Incentivar a pesquisa e a busca por soluções criativas para problemas cotidianos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade em grupo.
  • Registro correto do problema, alternativas e solução no diário de bordo.
  • Resolução correta do problema proposto.
  • Clareza na apresentação da solução encontrada.
  • Reflexão sobre o processo de aprendizagem e a metodologia utilizada.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de potenciação com expoente fracionário e exemplos práticos.
  • Auxiliar na formação dos grupos e na elaboração das perguntas.
  • Orientar os alunos durante a atividade e esclarecer dúvidas.
  • Corrigir e avaliar as soluções apresentadas pelos grupos.
  • Estimular a reflexão sobre o processo de aprendizagem e a metodologia utilizada.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade em grupo.
  • Pesquisar e gerar alternativas para resolver o problema proposto.
  • Apresentar soluções criativas e corretas para o problema.
  • Registrar corretamente o problema, alternativas e solução no diário de bordo.
  • Refletir sobre o processo de aprendizagem e a metodologia utilizada.