Aula sobre Potenciacao Com Exponente Fracionario
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
A potenciação com expoente fracionário é um tema importante na Matemática, pois está presente em diversas situações do nosso cotidiano, como no cálculo de juros compostos, na física, na química, entre outras áreas. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa de Estudo de Caso para desenvolver a habilidade dos alunos em efetuar cálculos com números reais, inclusive potências com expoentes fracionários. Para isso, os alunos irão trabalhar em grupos e escolher um tema para pesquisar e apresentar. A partir daí, eles irão identificar um problema, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções. A atividade final será a criação de um infográfico que poderá ser distribuído na comunidade, com informações relevantes sobre o tema escolhido.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique como a metodologia de Estudo de Caso será aplicada. Será explicado como os grupos serão formados e como será feita a escolha do tema de pesquisa. Disponibilize um modelo de infográfico para que os alunos possam se inspirar.Etapa 2 - Escolha do tema
Os alunos irão se reunir em grupos e escolher um tema para pesquisar e apresentar. Oriente os alunos na escolha do tema e disponibilize materiais de apoio, como livros e artigos.Etapa 3 - Identificação do problema
Os alunos irão pesquisar sobre o tema escolhido e identificar um problema relacionado a ele. Eles irão elaborar uma pergunta que possa ser respondida a partir da pesquisa.Etapa 4 - Levantamento de dados
Os alunos irão pesquisar em livros, artigos e sites para coletar informações sobre o problema identificado.Etapa 5 - Análise do contexto
Os alunos irão analisar as informações coletadas e identificar as causas do problema. Eles também irão discutir se é possível evitar o problema e como isso pode ser feito.Etapa 6 - Comparação
Os alunos irão comparar as informações obtidas em entrevistas e pesquisas com dados oficiais e outras fontes de informação.Etapa 7 - Soluções
Os alunos irão propor soluções para o problema identificado e irão criar um infográfico com informações relevantes sobre o tema escolhido.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em efetuar cálculos com números reais, inclusive potências com expoentes fracionários.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a capacidade dos alunos de analisar informações e propor soluções para problemas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na pesquisa e na elaboração do infográfico.
- Qualidade das informações coletadas e analisadas pelos alunos.
- Criatividade e clareza na apresentação do infográfico.
- Habilidade dos alunos em efetuar cálculos com números reais, inclusive potências com expoentes fracionários.
Ações do professor
- Orientar os alunos na escolha do tema de pesquisa.
- Disponibilizar materiais de apoio para a pesquisa.
- Estimular a participação dos alunos na discussão e análise das informações coletadas.
- Auxiliar os alunos na criação do infográfico.
- Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.
Ações do aluno
- Escolher um tema para pesquisa.
- Realizar entrevistas e coletar informações sobre o problema identificado.
- Analisar as informações coletadas e propor soluções.
- Criar um infográfico com informações relevantes sobre o tema escolhido.
- Participar ativamente das discussões e análises em grupo.