Aula sobre Potenciacao Com Exponente Fracionario
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema da aula, explicando o que é a potenciação com expoente fracionário e a importância desse tema na Matemática e no cotidiano. Utilize exemplos práticos para ilustrar a aplicação do tema.Etapa 2 - Rotação por estações
Divida a turma em grupos de no máximo 4 a 5 alunos e peça para que cada grupo vá para uma estação. Em cada estação, os alunos irão realizar uma atividade diferente sobre potenciação com expoentes fracionários. Importante que cada grupo passe por todas as estações. As atividades podem ser:Estação 1 - Teoria e Exemplos
Nesta estação, os alunos terão acesso a um material teórico com exemplos sobre potenciação com expoente fracionário e poderão fazer exercícios de fixação. Esteja disponível para esclarecer dúvidas e auxiliar os alunos.
Estação 2 - Jogo
Na segunda estação, os alunos participarão de um jogo que envolve cálculos de potência com expoente fracionário. O objetivo é tornar o aprendizado mais lúdico e interativo, incentivando a participação e o trabalho em equipe.
Estação 3 - Aplicação prática
Na terceira estação, os alunos serão desafiados a aplicar o conhecimento adquirido em situações práticas, como cálculos de juros compostos e áreas de figuras geométricas. Acompanhe os alunos e tire suas dúvidas.
Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos se reunirão em grupos para discutir e compartilhar o que aprenderam nas estações. Faça perguntas para estimular a reflexão e a fixação do conteúdo.Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs
Explique a dinâmica dos 3 Qs aos alunos e peça para que cada grupo escreva o que achou bom, o que achou que poderia ser melhor e o que não gostou durante as estações e atividades. A dinâmica dos 3 Qs deve ser utilizada como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre as atividades desenvolvidas.Etapa 5 - Aplicação
Os alunos irão, individualmente, aplicar o que aprenderam em uma atividade prática, resolvendo situações-problema sobre o tema.Etapa 6 - Socialização
Após a atividade prática, os alunos devem se reunir em um círculo para discutir o que aprenderam durante a atividade e compartilharem seus registros da Dinâmica dos 3 Qs. Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas para verificar o entendimento do assunto.Etapa 7 - Conclusão
Reúna a turma e faça uma discussão sobre o que foi aprendido nas estações. Os alunos poderão compartilhar suas experiências e dúvidas. Aproveite para reforçar a importância da potenciação com expoente fracionário e como essa representação pode ser útil em diversas situações.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de efetuar cálculos com potências com expoentes fracionários.
- Promover a interação e o trabalho em equipe entre os alunos.
- Estimular a reflexão e a aplicação prática do conteúdo aprendido.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas e na dinâmica dos 3 Qs.
- Compreensão do conteúdo teórico e aplicação prática do conhecimento.
- Trabalho em equipe e cooperação com os colegas.
Ações do professor
- Introduzir o tema e explicar sua importância.
- Disponibilizar materiais teóricos e auxiliar os alunos nas atividades propostas.
- Estimular a reflexão e a aplicação prática do conteúdo aprendido.
- Fazer perguntas para estimular a reflexão e a fixação do conteúdo.
- Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas e da dinâmica dos 3 Qs.
- Trabalhar em equipe e cooperar com os colegas.
- Demonstrar compreensão do conteúdo teórico e aplicação prática do conhecimento.
- Fazer perguntas e tirar dúvidas para o professor.
- Receber feedbacks construtivos e aplicá-los para melhorar o desempenho.