Aula sobre Potenciacao Com Exponente Fracionario

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A potenciação com expoente fracionário é um tema muito importante em Matemática, pois permite que possamos trabalhar com números reais elevados a potências que não são números inteiros. Esse tema pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como na conversão de unidades de medida, no cálculo de juros compostos, na física e em outras áreas. Nesta aula, os alunos irão aprender a calcular potências com expoentes fracionários, utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida.

  1. Etapa 1 - Sala de aula invertida

    Os alunos devem assistir a um vídeo explicativo em casa sobre potenciação com expoente fracionário. Disponibilize o vídeo por meios de sites como o aprendizap.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema e sua importância, mostrando exemplos práticos de sua aplicação no cotidiano.

  3. Etapa 3 - Criação de mapa conceitual

    Os alunos devem criar um mapa conceitual, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. As sub-ideias podem explorar tipos de resoluções ou propriedades do tema.

  4. Etapa 4 - Aprimorando os mapas conceituais

    Em grupos, os alunos devem discutir e aprimorar seus mapas conceituais, trocando ideias e informações entre si.

  5. Etapa 5 - Apresentando o mapa conceitual

    Apresente exemplos práticos de cálculo de potências com expoentes fracionários, utilizando situações do cotidiano e problemas matemáticos.

  6. Etapa 6 - Resolvendo exercícios

    Os alunos devem resolver exercícios práticos de potenciação com expoente fracionário, individualmente ou em grupos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Promova uma discussão em sala de aula, para que os alunos possam esclarecer dúvidas e compartilhar suas soluções para os exercícios.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em efetuar cálculos com números reais, inclusive potências com expoentes fracionários.
  • Estimular o trabalho em grupo e a troca de ideias e informações entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em organizar informações de forma clara e objetiva, utilizando mapas conceituais.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos de criar um mapa conceitual claro e objetivo sobre o tema.
  • Capacidade dos alunos de resolver exercícios práticos de potenciação com expoente fracionário.
  • Participação dos alunos nas discussões em sala de aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e sua importância, mostrando exemplos práticos de sua aplicação no cotidiano.
  • Disponibilizar um vídeo explicativo sobre o tema para os alunos assistirem.
  • Apresentar exemplos práticos de cálculo de potências com expoentes fracionários, utilizando situações do cotidiano e problemas matemáticos.

Ações do aluno

  • Criar um mapa conceitual, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
  • Discutir e aprimorar seus mapas conceituais em grupos, trocando ideias e informações entre si.
  • Resolver exercícios práticos de potenciação com expoente fracionário, individualmente ou em grupos.