Aula sobre Potenciacao
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
A potenciação é uma operação matemática que representa a multiplicação de um número por ele mesmo várias vezes. Ela é muito utilizada em diversas áreas do conhecimento, como na física, na química e na engenharia. Além disso, é uma ferramenta importante para a resolução de problemas matemáticos e para a compreensão de conceitos como raiz quadrada e cubo.
Objetivo:
Desenvolver a habilidade dos alunos em "Resolver e elaborar problemas usando a relação entre potenciação e radiciação."
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando o conceito de potenciação e sua relação com a multiplicação. Em seguida, apresenta exemplos práticos de como a potenciação e sua relação com a radiciação é utilizada em diferentes áreas do conhecimento. Busque fazer uma nuvem de palavras sobre o tema da potenciação junto aos alunos.Etapa 2 - Organização dos Grupos
Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e explique que eles irão trabalhar em conjunto durante toda a atividade. Procure organizar os grupos que seguirão para a próxima etapa conforme as habilidades já desenvolvidas pelos alunos, e que quando possível devem ser complementares.Etapa 3 - Criação do modelo de avaliação entre pares
Os grupos devem criar um modelo de avaliação entre pares, contendo os critérios de avaliação como organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação e desempenho geral. Estes critérios devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.Etapa 4 - Resolução de Problemas
Apresente problemas envolvendo potenciação e radiciação, com diferentes níveis de complexidade, para os grupos resolverem.Etapa 5 - Apresentação dos Problemas
Peça para que cada grupo escolha um problema e apresente a resolução para a turma toda.Etapa 6 - Avaliação por Pares
Oriente os grupos a avaliarem o desempenho dos outros grupos, preenchendo o modelo de avaliação por pares. Acompanhe o preenchimento da avaliação e tire dúvidas dos grupos.Etapa 7 - Conclusão
Encerre a aula fazendo uma reflexão sobre a importância da potenciação e sua relação com a radiciação na resolução de problemas matemáticos em diferentes áreas do conhecimento.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de resolução de problemas matemáticos.
- Estimular a cooperação e a comunicação entre os alunos.
- Promover a reflexão sobre a importância da potenciação e radiciação em diferentes áreas do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos em resolver exercícios de potenciação e sua relação com a radiciação.
- Qualidade da apresentação das resoluções dos problemas.
- Participação e colaboração dos alunos durante a atividade.
- Criação e realização da avaliação entre pares.
Ações do professor
- Explicar o conceito de potenciação e sua relação a radiciação.
- Apresentar exemplos práticos de como a potenciação é utilizada em diferentes áreas do conhecimento.
- Dividir a turma em grupos a partir das habilidades de cada aluno.
- Apresentar problemas envolvendo potenciação e radiciação e tirar dúvidas dos alunos.
- Fazer uma reflexão sobre a importância da potenciação e da resolução de problemas matemáticos em diferentes áreas do conhecimento.
Ações do aluno
- Trabalhar em conjunto para criar um modelo de avaliação por pares.
- Resolver problemas envolvendo potenciação e radiciação em conjunto.
- Apresentar a resolução dos problemas para a turma.
- Avaliar o desempenho dos outros grupos, preenchendo o modelo de avaliação por pares.
- Refletir sobre a importância da potenciação e da resolução de problemas matemáticos em diferentes áreas do conhecimento.