Aula sobre Potenciacao

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A potenciação é uma operação matemática que representa a multiplicação de um número por ele mesmo várias vezes. Ela é muito utilizada em diversas áreas do conhecimento, como na física, na química e na engenharia. Além disso, é uma ferramenta importante para a resolução de problemas matemáticos e para a compreensão de conceitos como raiz quadrada e cubo.

Objetivo:

Desenvolver a habilidade dos alunos em "Resolver e elaborar problemas usando a relação entre potenciação e radiciação."


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o conceito de potenciação e sua relação com a multiplicação. Em seguida, apresenta exemplos práticos de como a potenciação e sua relação com a radiciação é utilizada em diferentes áreas do conhecimento. Busque fazer uma nuvem de palavras sobre o tema da potenciação junto aos alunos.

  2. Etapa 2 - Organização dos Grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e explique que eles irão trabalhar em conjunto durante toda a atividade. Procure organizar os grupos que seguirão para a próxima etapa conforme as habilidades já desenvolvidas pelos alunos, e que quando possível devem ser complementares.

  3. Etapa 3 - Criação do modelo de avaliação entre pares

    Os grupos devem criar um modelo de avaliação entre pares, contendo os critérios de avaliação como organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação e desempenho geral. Estes critérios devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  4. Etapa 4 - Resolução de Problemas

    Apresente problemas envolvendo potenciação e radiciação, com diferentes níveis de complexidade, para os grupos resolverem.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos Problemas

    Peça para que cada grupo escolha um problema e apresente a resolução para a turma toda.

  6. Etapa 6 - Avaliação por Pares

    Oriente os grupos a avaliarem o desempenho dos outros grupos, preenchendo o modelo de avaliação por pares. Acompanhe o preenchimento da avaliação e tire dúvidas dos grupos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula fazendo uma reflexão sobre a importância da potenciação e sua relação com a radiciação na resolução de problemas matemáticos em diferentes áreas do conhecimento.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de resolução de problemas matemáticos.
  • Estimular a cooperação e a comunicação entre os alunos.
  • Promover a reflexão sobre a importância da potenciação e radiciação em diferentes áreas do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em resolver exercícios de potenciação e sua relação com a radiciação.
  • Qualidade da apresentação das resoluções dos problemas.
  • Participação e colaboração dos alunos durante a atividade.
  • Criação e realização da avaliação entre pares.

Ações do professor

  • Explicar o conceito de potenciação e sua relação a radiciação.
  • Apresentar exemplos práticos de como a potenciação é utilizada em diferentes áreas do conhecimento.
  • Dividir a turma em grupos a partir das habilidades de cada aluno.
  • Apresentar problemas envolvendo potenciação e radiciação e tirar dúvidas dos alunos.
  • Fazer uma reflexão sobre a importância da potenciação e da resolução de problemas matemáticos em diferentes áreas do conhecimento.

Ações do aluno

  • Trabalhar em conjunto para criar um modelo de avaliação por pares.
  • Resolver problemas envolvendo potenciação e radiciação em conjunto.
  • Apresentar a resolução dos problemas para a turma.
  • Avaliar o desempenho dos outros grupos, preenchendo o modelo de avaliação por pares.
  • Refletir sobre a importância da potenciação e da resolução de problemas matemáticos em diferentes áreas do conhecimento.