Aula sobre Potenciacao

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Inicie a aula citando que a potenciação é um tema muito presente no nosso cotidiano, e é fundamental para a compreensão de outras áreas da Matemática, como a álgebra e a trigonometria. Ela pode ser aplicada em diversas situações, como no cálculo de juros compostos, na conversão de unidades de medida, na resolução de equações exponenciais, entre outras.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o conceito de potenciação, explicando como ela funciona e dando exemplos práticos de sua aplicação no cotidiano. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de 5 alunos e receberão uma folha em branco para criar um mapa de empatia.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos deverão preencher o mapa de empatia com as informações sobre o tema, respondendo às seguintes perguntas: "O que ele pensa e sente sobre a potenciação?", "O que ele escuta sobre a potenciação?", "O que ele fala e faz em relação à potenciação?", "O que ele vê sobre a potenciação?", "Quais são as dores em relação à potenciação?" e "Quais são os ganhos em relação à potenciação?".

  3. Etapa 3 - Socialização dos mapas de empatia

    Cada grupo deverá apresentar seu mapa de empatia para a turma, explicando as informações contidas nele e destacando as principais dores e ganhos relacionados à potenciação.

  4. Etapa 4 - Resolução de exercícios em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos novamente e receberão uma lista de exercícios para serem resolvidos em conjunto. Os exercícios serão compostos por problemas que envolvam potenciação e radiciação, para que os alunos possam aplicar o conhecimento adquirido até o momento.

  5. Etapa 5 - Correção dos exercícios

    Corrija os exercícios com a participação dos alunos, explicando as respostas corretas e tirando dúvidas sobre os exercícios.

  6. Etapa 6 - Aplicação prática

    Os alunos serão desafiados a criar situações cotidianas que envolvam potenciação e apresentá-las para a turma. Eles deverão explicar como a potenciação foi aplicada na situação criada.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Faça uma avaliação oral com os alunos, perguntando sobre o que aprenderam na aula e como a potenciação pode ser aplicada em suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas usando a relação entre potenciação e radiciação.
  • Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em aplicar o conhecimento matemático em situações cotidianas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Habilidade dos alunos em resolver exercícios que envolvam potenciação e radiciação.
  • Capacidade dos alunos em aplicar o conhecimento matemático em situações cotidianas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e didática.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Corrigir os exercícios com a participação dos alunos, explicando as respostas corretas e tirando dúvidas sobre os exercícios.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia sobre o tema.
  • Resolver exercícios em grupo.
  • Criar situações cotidianas que envolvam potenciação e apresentá-las para a turma.