Aula sobre Potenciacao
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A potenciação é um tema importante na Matemática, pois é utilizada em diversas áreas do conhecimento, como na Física, Química e Engenharia. É fundamental que os alunos compreendam os conceitos básicos da potenciação para que possam aplicá-los em situações cotidianas e em outras disciplinas.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula, explique o que é potenciação e para que serve. Em seguida, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e introduza a metodologia ativa Gamificação, a qual será base para a próxima atividade.Etapa 2 - Criação do mapa de registro
Peça para que cada grupo crie um mapa de registro contendo os campos: nome e objetivo, desafios e níveis, esquema de recompensas, informações para o usuário final e motivos pelos quais o jogo será engajador e, consequentemente, um sucesso.Etapa 3 - Definição dos desafios
Auxilie os grupos na criação dos desafios do jogo, que devem estar relacionados ao tema da potenciação. Os desafios podem ser problemas matemáticos, jogos ou atividades que envolvam a potenciação.Etapa 4 - Criação dos níveis
Apoie os alunos na criação dos níveis do jogo, que devem ser progressivos e desafiadores. Cada nível deve estar relacionado a um conceito específico da potenciação.Etapa 5 - Esquema de recompensas
Peça aos grupos para definir o esquema de recompensas do jogo, que pode ser em pontos, estrelas ou outras formas de reconhecimento. As recompensas devem ser proporcionais ao nível de dificuldade dos desafios.Etapa 6 - Apresentação dos jogos
Reserve um momento para que os alunos apresentem seus jogos para a turma, explicando o objetivo, os desafios, os níveis e o esquema de recompensas. Os outros grupos irão jogar e avaliar o jogo.Etapa 7 - Avaliação e fechamento
Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios definidos previamente. Os alunos também irão avaliar o desempenho dos colegas e do próprio grupo. Faça um fechamento da aula compartilhando os principais desafios e aprendizados apresentados pelos grupos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de resolver e elaborar problemas usando as operações da potenciação.
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.
- Desenvolver a capacidade de avaliar e dar feedback construtivo.
Critérios de avaliação
- Participação e engajamento no processo de criação do jogo.
- Qualidade dos desafios e níveis criados.
- Clareza e objetividade na apresentação do jogo.
- Desenvolvimento adequado do mapa de registro do jogo.
- Avaliação e construção de feedbacks construtivos.
Ações do professor
- Explicar o tema da aula e a metodologia ativa Gamificação.
- Orientar os grupos na criação dos jogos.
- Avaliar o desempenho dos alunos e dar feedback construtivo.
Ações do aluno
- Participar ativamente na criação do jogo.
- Trabalhar em equipe e respeitar as ideias dos colegas.
- Apresentar o jogo de forma clara e objetiva.
- Desenvolver o mapa de registro do jogo.
- Avaliar os colegas e o próprio grupo.