Aula sobre Potenciacao

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Contextualize o assunto para os alunos. Explique que a potenciação é uma operação matemática que representa a multiplicação de um número por ele mesmo várias vezes. Por exemplo, 2 elevado a 3 é igual a 2 x 2 x 2, que resulta em 8. Além disso, é importante destacar que a potenciação é uma operação inversa da radiciação, que representa a extração da raiz de um número.

Exemplos práticos:

Para ajudar os alunos a entenderem melhor o conceito de potenciação, utilize exemplos práticos, como a multiplicação de números iguais, a área de um quadrado e a capacidade de um recipiente. Por exemplo, se um quadrado tem lado igual a 3 metros, sua área é igual a 3 elevado a 2, que resulta em 9 metros quadrados.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância da potenciação na Matemática, principalmente na resolução de problemas. Peça aos alunos para citarem outros exemplos de uso da potenciação. Destaque a potenciação como uma operação inversa à radiciação.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Divida a turma em grupos de no máximo 4 a 5 alunos e peça para que cada grupo vá para uma estação. Em cada estação, os alunos irão realizar uma atividade diferente sobre potenciação. Importante que cada grupo passe por todas as estações. As atividades podem ser:

    Estação 1

    Disponibilize materiais didáticos que apresentem a teoria sobre potenciação aos alunos. Você pode utilizar também um quadro ou cartazes para explicar os conceitos e as propriedades da potenciação. Peça ao grupo que estude o material e faça um mapa mental destacando os principais pontos do conteúdo.

    Estação 2

    Apresente exemplos práticos de potenciação, a partir de objetos concretos, como blocos de montar, e jogos que auxiliem no entendimento das operações que envolvam potenciação.

    Estação 3

    Compartilhe com os grupos uma lista de problemas que envolvem potenciação. Prepare uma lista de exercícios ou utilize jogos educativos para tornar a atividade mais lúdica. Procure incentivar os alunos a incluírem exercícios que envolvam comparativos entre potenciação e radiciação.


  3. Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs

    Explique a dinâmica dos 3 Qs aos alunos e peça para que cada grupo escreva o que achou bom, o que achou que poderia ser melhor e o que não gostou durante as estações e atividades. A dinâmica dos 3 Qs deve ser utilizada como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre as atividades desenvolvidas.

  4. Etapa 4 - Socialização

    Incentive os grupos a compartilharem o que registraram durante a dinâmica dos 3 Qs com toda a turma. Estimule o compartilhamento de experiências e aprendizados durante a atividade.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Para aprofundar ainda mais no tema, apresente outros exemplos práticos de situações em que as operações da potenciação são utilizados, como na construção de edifícios e na programação de computadores. Deixe claro o uso da potenciação nestes casos e seus benefícios.

  6. Etapa 6 - Resolução de problemas

    Compartilhe um ou mais problemas que envolvem potenciação para os alunos resolverem individualmente, como calcular a área de um quadrado ou o volume de um cubo. Caso eles não consigam terminar em sala, peça para fazerem como atividade de casa.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma síntese das atividades e reforce os conceitos aprendidos pelos alunos. Retome o objetivo de aprendizagem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em aplicar as definições e operações da potenciação corretamente, resolvendo os problemas adequadamente.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a autonomia e a responsabilidade dos alunos em relação ao próprio aprendizado.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em aplicar as definições e operações da potenciação e resolver problemas relacionados a este tema.
  • Participação dos alunos na dinâmica dos 3 Qs.
  • Participação e colaboração dos alunos durante as atividades.

Ações do professor

  • Preparar o material didático e os recursos para as estações.
  • Orientar os alunos durante as atividades.
  • Estimular a participação dos alunos e tirar suas dúvidas.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades nas estações.
  • Resolver os problemas propostos na estação 3.
  • Participar da dinâmica dos 3 Qs.