Aula sobre Potenciacao
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Contextualize o assunto para os alunos. Explique que a potenciação é uma operação matemática que representa a multiplicação de um número por ele mesmo várias vezes. Por exemplo, 2 elevado a 3 é igual a 2 x 2 x 2, que resulta em 8. Explique também que a potenciação é uma operação inversa da radiciação, que representa a extração da raiz de um número.
Etapa 1 - Sala de aula invertida
Prepare uma lista de exercícios sobre potenciação para os alunos resolverem em casa. Os exercícios devem abranger os conceitos básicos de potenciação, como expoentes positivos e negativos, potências de base 10 e potências de potências.Etapa 2 - Introdução
Peça aos alunos para apresentarem as soluções dos exercícios que resolveram em casa. Tire dúvidas e explique os conceitos que ainda não foram compreendidos pelos alunos.Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs
Explique a Dinâmica dos 3 Qs aos alunos e peça para eles criarem um modelo para preenchimento, contendo os seguintes campos: Que bom, Que pena, Que tal. Essa ferramenta será utilizada como uma forma de avaliação do estudante sobre a atividade.Etapa 4 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de situações em que a potenciação é utilizada, como cálculos de áreas e volumes, conversão de unidades de medida e cálculo de juros compostos.Etapa 5 - Resolução de problemas
Peça para os alunos resolverem individualmente alguns problemas que envolvam potenciação e suas operações básicas selecionados por você.Etapa 6 - Apresentação dos resultados
Estimule os alunos a apresentarem os resultados dos problemas que resolveram voluntariamente. Em cada problema, pergunte se alguém chegou ao mesmo resultado, mas de maneira diferente. Procure avaliar a compreensão dos alunos sobre o assunto e tire suas dúvidas.Etapa 7 - Avaliação e fechamento
Avalie os alunos com base nos critérios estabelecidos e na habilidade desenvolvida. Lembre-se que os alunos devem preencher o modelo da Dinâmica dos 3 Qs, avaliando a atividade e dando feedbacks de melhorias. Por fim, faça o fechamento da atividade retomando o objetivo de aprendizagem e verificando se ele foi alcançado.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas usando as operações básicas da potenciação.
- Estimular a participação ativa dos alunos na aula.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar e dar feedbacks sobre a atividade.
Critérios de avaliação
- Compreensão dos conceitos básicos de potenciação e suas operações.
- Habilidade em resolver problemas que envolvam potenciação.
- Participação ativa na aula e na Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do professor
- Preparar uma lista de exercícios sobre potenciação.
- Orientar os alunos na resolução dos exercícios e na resolução de problemas.
- Avaliar os alunos com base nos critérios estabelecidos e na habilidade desenvolvida.
Ações do aluno
- Resolver os exercícios sobre potenciação em casa.
- Participar ativamente na aula e na Dinâmica dos 3 Qs.
- Resolver problemas que envolvam potenciação e suas operações.