Aula sobre Povo Catalao

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Nesta atividade, vamos explorar o tema do povo catalão, que é um grupo étnico e cultural que habita a região da Catalunha, na Espanha. Vamos entender como a Catalunha se tornou uma região autônoma, as tensões políticas envolvidas e como isso afeta a vida das pessoas que vivem lá. Ao final da aula, os alunos terão criado um modelo com 5 etapas, que poderá ser aplicado em outros temas e situações.

A atividade será desenvolvida em 6 etapas:


  1. Etapa 1 - Entender

    Comece a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre a Catalunha e o povo catalão. Em seguida, apresente um breve histórico da região, explicando como ela se tornou autônoma e as tensões políticas envolvidas. Utilize recursos visuais como mapas e imagens para ajudar na compreensão.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Divida a turma em grupos de 3 a 4 alunos e peça para que cada grupo crie um mapa mental sobre o tema, com as principais informações e conceitos que eles entenderam. Cada mapa mental deve ter pelo menos 5 tópicos.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo deve apresentar seu mapa mental para a turma e explicar os conceitos que escolheram. Em seguida, a turma deve escolher os 5 conceitos mais importantes e relevantes para a discussão.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Divida a turma em grupos novamente e peça para que cada grupo escolha um dos 5 conceitos selecionados na etapa anterior. Cada grupo deve criar um cartaz ou infográfico que explique o conceito escolhido e sua relação com a Catalunha. Os recursos visuais podem ser desenhados à mão.

  5. Etapa 5 - Testar

    Cada grupo deve apresentar seu cartaz ou infográfico para a turma e explicar o conceito escolhido. Em seguida, a turma deve discutir e fazer perguntas sobre cada conceito apresentado.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Encerre a aula com uma reflexão sobre o que os alunos aprenderam e como a atividade pode ser aplicada em outras situações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informações.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe.
  • Estimular a criatividade e a inovação.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão e nas atividades em grupo.
  • Clareza e qualidade dos mapas mentais e cartazes/infográficos criados.
  • Capacidade de síntese e apresentação dos conceitos escolhidos.

Ações do professor

  • Apresentar um histórico e contexto do tema para os alunos.
  • Dividir a turma em grupos e orientar as atividades.
  • Estimular a participação e a discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Pesquisar e sintetizar informações sobre o tema.
  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
  • Criar mapas mentais e cartazes/infográficos de qualidade.