Aula sobre Povo Catalao

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O povo catalão é um grupo étnico que habita a região da Catalunha, no nordeste da Espanha, e que possui uma língua e cultura próprias. A questão da independência da Catalunha tem sido um tema de grande relevância na atualidade, suscitando debates acalorados no âmbito político e social. Nesta atividade os alunos irão criar um mapa de empatia, a fim de desenvolver a habilidade em aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie apresentando o tema "Povo Catalão" e contextualizando-o com a realidade dos alunos. Em seguida, deve explicar a atividade e como ela será aplicada.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão criar um mapa de empatia sobre o povo catalão, utilizando os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Para isso, os alunos podem pesquisar informações em livros, sites e vídeos.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas de empatia

    Cada grupo deverá apresentar o seu mapa de empatia para a turma, explicando as informações coletadas e as conclusões a que chegaram.

  4. Etapa 4 - Debate em grupo

    Os alunos devem se reunir em grupos para debater as informações apresentadas nos mapas de empatia e discutir as possíveis causas e consequências do conflito na Catalunha.

  5. Etapa 5 - Síntese

    Faça uma síntese do debate em grupo, destacando as principais ideias discutidas e enfatizando a importância do diálogo e da compreensão mútua na resolução de conflitos.

  6. Etapa 6 - Atividade de fixação

    Os alunos devem produzir um texto individual, relatando o que aprenderam sobre o povo catalão e como a atividade pode ser aplicada em outras situações.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos nas atividades propostas e a qualidade do texto produzido.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de pesquisar, analisar e sintetizar informações.
  • Promover a reflexão crítica sobre temas políticos e sociais relevantes.
  • Estimular a criatividade e a inovação

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade do mapa de empatia produzido.
  • Qualidade do debate em grupo.
  • Qualidade do texto produzido.
  • Capacidade de aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade.

Ações do professor

  • Explicar claramente a atividade e como ela será aplicada
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Promover o diálogo e a reflexão crítica sobre o tema.
  • Fazer uma síntese das ideias discutidas pelos alunos, destacando os pontos mais relevantes.
  • Avaliar a participação dos alunos nas atividades propostas e a qualidade dos trabalhos produzidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Pesquisar informações sobre o tema.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Debater as informações apresentadas nos mapas de empatia.
  • Produzir um texto individual sobre o que foi aprendido.