Aula sobre Povo Catalao

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Nessa atividade, vamos explorar o tema "Povo Catalão" e entender sua relação com os conceitos de Estado, nação, território, governo e país. Os alunos criarão um mapa de registro de um jogo sobre o tema, desenvolvendo habilidades como criatividade, trabalho em equipe e pensamento crítico. O tema é atual e relevante, pois a Catalunha é uma região da Espanha que busca independência, gerando tensões políticas e sociais. É importante que os alunos compreendam esses conceitos para entenderem conflitos geopolíticos na contemporaneidade.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e dos conceitos de Estado, nação, território, governo e país.

    Apresente o tema e faça relações com os conceitos de Estado, Nação, Território, Governo e País. Utilize exemplos práticos e didáticos para facilitar a compreensão dos alunos.

  2. Etapa 2 - Introdução e apresentação do mapa de registro do jogo.

    Explique cada campo do mapa e exemplifique com jogos conhecidos pelos alunos.

  3. Etapa 3 - Divisão da turma em grupos para criação do jogo.

    Cada grupo deve escolher um tema relacionado ao povo catalão e preencher o mapa de registro do jogo.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos pelos grupos.

    Cada grupo deve apresentar seu jogo e explicar por que ele é engajador e será um sucesso.

  5. Etapa 5 - Debate sobre os jogos apresentados.

    Os alunos devem discutir as diferenças entre os jogos e analisar como cada um aborda o tema proposto.

  6. Etapa 6 - Reflexão sobre os conceitos de Estado, nação, território, governo e país.

    Os alunos devem relacionar os conceitos com os jogos criados e entender como eles influenciam a geopolítica.

  7. Etapa 7 - Encerramento da aula com uma atividade de feedback.

    Os alunos devem avaliar a metodologia utilizada e o próprio desempenho na criação do jogo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em aplicar conceitos de Estado, nação, território, governo e país na compreensão de conflitos geopolíticos.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na criação de um jogo sobre o tema.
  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Compreensão dos conceitos de Estado, nação, território, governo e país.
  • Criatividade e originalidade na criação do jogo.
  • Coerência entre o tema escolhido e os conceitos abordados.
  • Clareza na apresentação do jogo.
  • Participação e colaboração em grupo.

Ações do professor

  • Explicar os conceitos de forma clara e didática.
  • Orientar os alunos na criação do jogo.
  • Estimular a participação e a colaboração em grupo.
  • Fomentar o debate e a reflexão sobre o tema.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedback construtivo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula e do trabalho em grupo.
  • Aplicar os conceitos aprendidos na criação do jogo.
  • Ser criativo e original na elaboração do jogo.
  • Apresentar o jogo de forma clara e objetiva.
  • Avaliar o próprio desempenho e o da turma.