Aula sobre Povo Catalao
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre o povo catalão, sua história e sua luta pela independência. A Catalunha é uma região localizada no nordeste da Espanha e possui uma cultura e língua próprias. O tema é importante para entender os conceitos de Estado, nação, território, governo e país, que serão aplicados para entender os conflitos e tensões na contemporaneidade. Os alunos criarão um modelo de avaliação por rubrica contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.
A atividade será desenvolvida em 7 etapas:
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e contextualize a luta pela independência catalã, mostrando vídeos e imagens que retratem a história e a cultura do povo catalão.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 ou 5 pessoas para poderem discutir o tema em conjunto.Etapa 3 - Pesquisa
Cada grupo deverá realizar uma pesquisa sobre um subtema relacionado à luta pela independência catalã, como a história da Catalunha, a cultura catalã, a economia da região, entre outros.Etapa 4 - Debate Crítico
Os grupos irão apresentar suas pesquisas e debater o tema em um modelo de debate crítico, em que cada grupo terá um tempo determinado para apresentar seus argumentos e responder aos questionamentos dos demais grupos.Etapa 5 - Criação do modelo de avaliação por rubrica
Os alunos deverão criar um modelo de avaliação por rubrica contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar o desempenho dos grupos durante o debate crítico.Etapa 6 - Apresentação dos modelos
Cada grupo irá apresentar seu modelo e justificar seus critérios de avaliação.Etapa 7 - Avaliação final
Avalie o desempenho dos alunos durante a aula e os modelos de avaliação por rubrica criados pelos grupos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em argumentação e debate.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar o desempenho de seus colegas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa no debate crítico.
- Qualidade das pesquisas realizadas pelos grupos.
- Coerência e consistência dos argumentos apresentados pelos grupos.
- Habilidade em responder aos questionamentos dos demais grupos.
- Qualidade do modelo de avaliação por rubrica criado pelos grupos.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a luta pela independência catalã.
- Dividir os alunos em grupos e orientá-los durante a pesquisa.
- Mediar o debate crítico e estimular a participação dos alunos.
- Avaliar o desempenho dos alunos e os modelos de avaliação por rubrica criados pelos grupos.
- Dar feedbacks construtivos aos alunos.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa sobre o subtema escolhido pelo grupo.
- Participar ativamente do debate crítico e apresentar argumentos coerentes e consistentes.
- Responder aos questionamentos dos demais grupos de forma clara e objetiva.
- Criar um modelo de avaliação por rubrica contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar o desempenho dos grupos durante o debate crítico.
- Justificar os critérios de avaliação presentes no modelo criado pelo grupo.