Aula sobre Povo Catalao

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre o povo catalão, sua história e sua luta pela independência. A Catalunha é uma região localizada no nordeste da Espanha e possui uma cultura e língua próprias. O tema é importante para entender os conceitos de Estado, nação, território, governo e país, que serão aplicados para entender os conflitos e tensões na contemporaneidade. Os alunos criarão um modelo de avaliação por rubrica contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e contextualize a luta pela independência catalã, mostrando vídeos e imagens que retratem a história e a cultura do povo catalão.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 ou 5 pessoas para poderem discutir o tema em conjunto.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo deverá realizar uma pesquisa sobre um subtema relacionado à luta pela independência catalã, como a história da Catalunha, a cultura catalã, a economia da região, entre outros.

  4. Etapa 4 - Debate Crítico

    Os grupos irão apresentar suas pesquisas e debater o tema em um modelo de debate crítico, em que cada grupo terá um tempo determinado para apresentar seus argumentos e responder aos questionamentos dos demais grupos.

  5. Etapa 5 - Criação do modelo de avaliação por rubrica

    Os alunos deverão criar um modelo de avaliação por rubrica contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar o desempenho dos grupos durante o debate crítico.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos modelos

    Cada grupo irá apresentar seu modelo e justificar seus critérios de avaliação.

  7. Etapa 7 - Avaliação final

    Avalie o desempenho dos alunos durante a aula e os modelos de avaliação por rubrica criados pelos grupos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em argumentação e debate.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar o desempenho de seus colegas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate crítico.
  • Qualidade das pesquisas realizadas pelos grupos.
  • Coerência e consistência dos argumentos apresentados pelos grupos.
  • Habilidade em responder aos questionamentos dos demais grupos.
  • Qualidade do modelo de avaliação por rubrica criado pelos grupos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a luta pela independência catalã.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los durante a pesquisa.
  • Mediar o debate crítico e estimular a participação dos alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e os modelos de avaliação por rubrica criados pelos grupos.
  • Dar feedbacks construtivos aos alunos.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre o subtema escolhido pelo grupo.
  • Participar ativamente do debate crítico e apresentar argumentos coerentes e consistentes.
  • Responder aos questionamentos dos demais grupos de forma clara e objetiva.
  • Criar um modelo de avaliação por rubrica contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar o desempenho dos grupos durante o debate crítico.
  • Justificar os critérios de avaliação presentes no modelo criado pelo grupo.