Aula sobre Povo Catalao

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta atividade, vamos falar sobre o povo catalão, que é um grupo étnico que vive na região da Catalunha, na Espanha. Vamos entender a história e a cultura desse povo, além de discutir as questões políticas que envolvem a Catalunha. Para isso, os alunos criarão um mapa conceitual sobre o tema. O objetivo é que os estudantes desenvolvam a habilidade de aplicar conceitos de Estado, nação, território, governo e país para entender conflitos e tensões na contemporaneidade.

A atividade será desenvolvida em 5 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie com uma breve apresentação sobre o tema e a metodologia que será utilizada. Em seguida, os alunos assistem a um vídeo que apresenta a história e a cultura do povo catalão.

  2. Etapa 2 - Mapa Conceitual

    Os alunos criam um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central (povo Catalão) e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade. Oriente os alunos a utilizar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para desenvolver o mapa conceitual.

  3. Etapa 3 - Discussão em Grupo

    Os alunos se dividem em grupos e discutem seus mapas conceituais. Oriente os alunos a identificar semelhanças e diferenças entre os mapas, além de estimular a discussão sobre as questões políticas que envolvem a Catalunha.

  4. Etapa 4 - Debate em Sala

    Os grupos apresentam seus mapas conceituais e discutem as questões políticas que envolvem a Catalunha. Estimule a participação de todos os alunos e faça a mediação do debate para haver uma troca de ideias produtiva.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre a atividade e os alunos entregam seus mapas conceituais para avaliação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em aplicar conceitos de Estado, nação, território, governo e país para entender conflitos e tensões na contemporaneidade.
  • Estimular a criatividade e o raciocínio lógico dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Promover a discussão e o debate em grupo para estimular a participação e a troca de ideias entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta dos conceitos de Estado, nação, território, governo e país no mapa conceitual.
  • Clareza e organização do mapa conceitual.
  • Participação e contribuição nas discussões em grupo e no debate em sala.
  • Coerência e fundamentação das ideias apresentadas no debate em sala.
  • Entrega do mapa conceitual dentro do prazo estipulado.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Mediar as discussões em grupo e no debate em sala.
  • Estimular a participação de todos os alunos.
  • Fazer uma avaliação justa e coerente dos mapas conceituais.
  • Fazer uma conclusão clara e objetiva.

Ações do aluno

  • Criar um mapa conceitual sobre o tema.
  • Participar ativamente das discussões em grupo e no debate em sala.
  • Contribuir com ideias e argumentos fundamentados.
  • Respeitar as opiniões dos colegas.
  • Entregar o mapa conceitual dentro do prazo estipulado.