Aula sobre Pra Que Servem Os Infograficos

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A partir da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, os alunos irão desenvolver um diário de bordo, contendo as etapas de Problema, Geração de Alternativas e Solução, para aprenderem a identificar as características, propósitos e, em seguida, terem a oportunidade de criar seus próprios infográficos em grupos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Professor, apresente o objetivo da atividade, explicando que os alunos aprenderão sobre os infográficos e sua utilidade.

    Pergunte aos alunos: “O que vocês sabem sobre infográficos?”.

    Em seguida, mostre alguns exemplos de infográficos para estimular a curiosidade dos alunos.


  2. Etapa 2 - Explorando o tema

    Conduza uma discussão em grupo para explorar o tema, perguntando aos alunos sobre a utilidade dos infográficos e suas características. Incentive os alunos a expressar seus pontos de vista e opiniões.

  3. Etapa 3 - Diário de Bordo

    Apresente a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos e divida a turma em grupos de três a quatro alunos.

    Distribua um diário de bordo para cada grupo, contendo as etapas de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Esses campos devem ser usados para que cada grupo consiga criar seu próprio infográfico, a partir de um tema dado pelo professor.

    Os alunos escolhem subtópicos e anotam em seus diários de bordo qual problema relacionado a ele que gostariam de resolver.


  4. Etapa 4 - Geração de Alternativas

    Professor, estimule os alunos a pensar em diferentes alternativas para resolver o problema identificado na etapa anterior. Essas alternativas devem ser escritas em seus diários de bordo.

  5. Etapa 5 - Criação dos Infográficos

    A partir das anotações nos diários de bordo, cada grupo deve selecionar as informações que desejam incluir em um infográfico.

    O grupo deve discutir a melhor forma de organizá-las para construir um infográfico.


  6. Etapa 6 - Apresentação dos Infográficos

    Os grupos apresentam seus infográficos para a turma. Professor, avalie a criatividade, originalidade e clareza das informações apresentadas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em produzir infográficos sobre temas de interesse coletivo, local ou global
  • Estimular o pensamento crítico e reflexivo dos alunos
  • Promover a colaboração e cooperação entre os alunos

Critérios de avaliação

  • Criatividade e originalidade do infográfico
  • Clareza das informações apresentadas
  • Coerência e organização das informações
  • Uso de recursos analógicos de forma efetiva
  • Participação ativa do grupo

Ações do professor

  • Estimular a participação ativa dos alunos em todas as etapas do projeto
  • Dar feedback constante aos alunos
  • Avaliar os infográficos com base nos critérios definidos
  • Incentivar a reflexão sobre o processo de criação do infográfico
  • Apoiar os alunos na utilização de recursos analógicos

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas do projeto
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas
  • Pensar criticamente e apresentar soluções criativas para os problemas identificados
  • Apresentar o infográfico com clareza e objetividade.