Aula sobre Pra Que Servem Os Infograficos
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema da aula e perguntar aos alunos se eles já ouviram falar de infográficos.Apresente diferentes exemplos de infográficos e explique como eles funcionam.
Etapa 2 - Diário de bordo
Divida os alunos em grupos de 4 ou 5 pessoas.Dê a cada grupo um diário de bordo com os campos: problema, geração de alternativas e solução. Esses campos devem ser preenchidos em referência a um tema específico, como meio ambiente ou saúde pública. Dê exemplos de problemas e soluções para ajudar os alunos a desenvolver suas próprias ideias.
Etapa 3 - Planejamento
Cada grupo deve preencher os campos: problema, geração de alternativas e solução para o problema escolhido.Após finalizarem o preenchimento, o grupo deve planejar como apresentar esta solução por meio de um infográfico. Professor, dê dicas para ajudar os alunos a pensar em um design atraente e na melhor maneira de apresentar a informação.
Etapa 4 - Pesquisa
Cada grupo terá que pesquisar sobre o seu tema para reunir informações e dados relevantes.Professor, forneça recursos para que os alunos realizem a pesquisa, como livros e revistas.
Etapa 5 - Criação
Cada grupo deve criar o seu infográfico à mão.Etapa 6 - Compartilhamento
Cada grupo apresentar seu infográfico para a turma.O restante da turma deve fazer perguntas e dar feedback sobre a apresentação.
Etapa 7 - Reflexão
Professor, guie uma reflexão sobre o processo de criação dos infográficos, incentivando os alunos a compartilhar seus aprendizados e desafios.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de dados
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico
- Promover a colaboração e o trabalho em equipe
- Desenvolver habilidades de comunicação e apresentação
Critérios de avaliação
- Clareza e objetividade das informações apresentadas
- Design atraente e visualmente agradável
- Utilização adequada de elementos gráficos para transmitir informações
- Adequação do registro no diário de bordo
- Participação e colaboração em grupo
Ações do professor
- Introduzir o tema da aula e apresentar exemplos de infográficos
- Fornecer recursos analógicos para a realização da pesquisa
- Orientar o processo de criação do diário de bordo e do infográfico
- Estimular a participação e a colaboração em grupo
- Guiar a reflexão sobre o processo de criação dos infográficos
Ações do aluno
- Colaborar em grupo e compartilhar ideias
- Realizar a pesquisa de forma colaborativa
- Criar o diário de bordo e o infográfico de forma organizada e clara
- Apresentar o infográfico para a turma
- Participar da reflexão sobre o processo de criação dos infográficos.