Aula sobre Pra Que Servem Os Infograficos
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
Os infográficos são recursos visuais que apresentam informações de forma clara e objetiva. Eles são muito utilizados em jornais, revistas, livros didáticos, apresentações, relatórios e projetos, para ajudar o leitor a compreender melhor o assunto tratado. Nesta atividade, os alunos irão aprender como os infográficos podem ser usados e como produzir um mapa de empatia para desenvolver um tema.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Professor, explique como os infográficos são utilizados e sua importância na comunicação visual.Etapa 2 - Mapa de empatia
Os alunos formarão grupos para criar um mapa de empatia sobre um tema de interesse coletivo, local ou global.O mapa deve conter os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".
Etapa 3 - Discussão em grupo
Cada grupo apresenta seu mapa de empatia para a turma discutir as ideias apresentadas.Etapa 4 - Definição do tema central
A turma toda deve escolher um tema central a ser trabalhado, e cada grupo fará a adaptação de seu mapa de empatia original para esse tema.Para isso, oriente os grupos a identificarem subtópicos relacionados ao tema central e a criarem um roteiro para o infográfico.
Etapa 5 - Produção dos infográficos
Cada grupo irá produzir o infográfico com base no roteiro criado.Etapa 6 - Apresentação dos infográficos
Os grupos irão apresentar seus infográficos para a turma e a classe fará a avaliação.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de comunicação escrita por meio do mapa da empatia, do roteiro e do infográfico;
- Estimular a criatividade e a colaboração;
- Desenvolver habilidades de planejamento e organização.
Critérios de avaliação
- Clareza e objetividade nas informações apresentadas no infográfico;
- Originalidade e criatividade no formato do infográfico;
- Coerência entre o mapa de empatia, o roteiro e o infográfico.
Ações do professor
- Explicar o conceito de infográficos e sua importância na comunicação;
- Orientar os alunos na criação do mapa de empatia;
- Acompanhar o desenvolvimento dos infográficos dos grupos.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo;
- Identificar o tema e os subtópicos relacionados;
- Produzir o infográfico com base no roteiro criado;
- Apresentar o infográfico para a turma;
- Avaliar os infográficos dos outros grupos.