Aula sobre Pra Que Servem Os Infograficos

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Comece explicando para os alunos o que é um infográfico, suas características e aplicabilidade em diferentes contextos. O objetivo desta etapa é ajudar os alunos a compreender a importância de usar infográficos para transmitir informações de forma mais clara e objetiva.

  1. Etapa 1 - Exemplos práticos

    Apresente alguns exemplos de infográficos para que os alunos possam analisá-los e identificar suas características. A partir disso, explique como os infográficos podem ser usados para propósitos como: explicar conceitos, transmitir informações, comparar dados, entre outros.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Os alunos são divididos em grupos para realizar a rotação por estações.

    Cada estação tem uma atividade diferente com um objetivo específico.

    A cada estação, após realizar a atividade, o grupo deve preencher o modelo da Dinâmica dos 3 Qs com os campos: Que bom, Que pena, Que tal.

    _Exemplos de atividades para cada estação:_

    _\-_ _Estação 1:_ Os alunos analisam um infográfico sobre um tema de interesse coletivo local ou global. Em seguida, preenchem os campos Que bom, "Que pena", "Que tal".

    _\-_ _Estação 2:_ Os alunos criam um infográfico sobre um tema de interesse coletivo local ou global. Em seguida, preenchem os campos Que bom, "Que pena", "Que tal".

    _\-_ _Estação 3:_ Os alunos apresentam e discutem os infográficos criados pelos demais grupos. Em seguida, preenchem os campos Que bom, "Que pena", "Que tal".


  3. Etapa 3 - Discussão em Grupo

    Os grupos se reúnem para discutir as respostas registradas no modelo da Dinâmica dos 3 Qs, compartilhando suas análises e reflexões em relação aos elementos encontrados. O objetivo é incentivar a participação ativa dos alunos e a troca de conhecimentos entre eles.

  4. Etapa 4 - Criação de Infográficos

    Com base nas análises e reflexões realizadas nas etapas anteriores, os alunos criam seus próprios infográficos. O objetivo é incentivar a criatividade e a capacidade de planejamento dos alunos na construção de um infográfico, que reflita seus posicionamentos críticos sobre um tema de interesse coletivo, local ou global.

  5. Etapa 5 - Revisão e Reescrita

    Os alunos fazem uma revisão cuidadosa de seus infográficos, para garantir a qualidade do texto e a clareza das informações. Em seguida, eles reescrevem o documento, corrigindo possíveis erros e ajustando o conteúdo para ficar mais claro e objetivo.

  6. Etapa 6 - Apresentação e Avaliação

    Os alunos apresentam seus infográficos para a turma e são avaliados pelos colegas, com base nos critérios definidos pelo professor. O objetivo é incentivar a capacidade de comunicação de forma clara e objetiva.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em produzir infográficos que revelem posicionamento crítico sobre temas de interesse coletivo, local ou global
  • Dar ênfase ao planejamento, revisão e reescrita para atender aos propósitos comunicativos.
  • Desenvolver a capacidade de análise, reflexão e crítica sobre temas de interesse coletivo, local ou global.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de participar de atividades colaborativas, compartilhando conhecimentos e experiências.

Critérios de avaliação

  • Clareza e objetividade das informações transmitidas pelo infográfico;
  • Coerência entre o tema escolhido e o posicionamento crítico apresentado;
  • Qualidade da escrita e do design gráfico do infográfico.

Ações do professor

  • Explicar o que é um infográfico e sua importância;
  • Providenciar e apresentar exemplos práticos de infográficos;
  • Orientar os alunos na realização das atividades.

Ações do aluno

  • Analisar e identificar elementos em infográficos pré-existentes;
  • Criar seu próprio infográfico sobre um tema de interesse coletivo, local ou global;
  • Participar ativamente das discussões em grupo e na apresentação de seus infográficos.