Aula sobre Pra Que Servem Os Mapas

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Nesta atividade, vamos aprender sobre a importância dos mapas e como eles são utilizados em nosso dia a dia. Os mapas são representações gráficas do espaço geográfico, que nos ajudam a entender melhor as características de uma região, como relevo, clima, vegetação, entre outros aspectos. Além disso, os mapas são importantes ferramentas para a comunicação e a tomada de decisões em diversas áreas, como na agricultura, na construção civil, no turismo, entre outras.

Para tornar mais interessante, podemos apresentar exemplos práticos de mapas, como um mapa turístico da cidade, um mapa de relevo do Brasil e um mapa de temperatura média do país. Durante a atividade, os alunos vão aprender a interpretar esses mapas e a identificar as informações que eles apresentam.

Os alunos vão trabalhar em grupos para criar um modelo de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Pra que servem os mapas?" e explique a importância dos mapas na nossa vida cotidiana, utilizando exemplos práticos e didáticos.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e receberão as orientações para a atividade.

  3. Etapa 3 - Criação do modelo de avaliação por pares

    Cada grupo irá criar um modelo de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Pesquisa e discussão em grupo

    Cada grupo irá pesquisar sobre um subtema relacionado aos mapas, como "Mapas temáticos", "Mapas históricos", "Tecnologias digitais na elaboração de mapas" e "Análise de padrões espaciais em mapas". Durante a pesquisa, os alunos devem discutir e elaborar argumentos para apresentar aos colegas.

  5. Etapa 5 - Apresentação e avaliação por pares

    Cada grupo irá apresentar o seu subtema para os colegas e receberá a avaliação dos outros grupos, segundo o modelo criado na Etapa 3.

  6. Etapa 6 - Debate em grupo

    Após as apresentações, os alunos terão um tempo para debater e tirar dúvidas sobre os subtemas apresentados.

  7. Etapa 7 - Conclusão da aula

    Faça uma breve conclusão sobre o tema e reforce a importância dos mapas em nosso dia a dia.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil (cartogramas), identificando padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em avaliar e dar feedbacks construtivos para os colegas.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo
  • Construção dos argumentos
  • Apresentação e comunicação
  • Desempenho geral

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e didática.
  • Orientar os alunos na formação dos grupos e na criação do modelo de avaliação por pares.
  • Estimular a pesquisa e a discussão em grupo.
  • Mediar o debate e tirar dúvidas sobre os subtemas apresentados.
  • Fazer uma conclusão clara e objetiva sobre o tema.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Pesquisar e discutir sobre o subtema atribuído ao grupo.
  • Elaborar argumentos claros e objetivos para apresentar aos colegas.
  • Avaliar os outros grupos de forma construtiva e justa.
  • Participar do debate e tirar dúvidas sobre os subtemas apresentados.