Aula sobre Pra Que Servem Os Mapas
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
Para tornar mais interessante, podemos apresentar exemplos práticos de mapas, como um mapa turístico da cidade, um mapa de relevo do Brasil e um mapa de temperatura média do país. Durante a atividade, os alunos vão aprender a interpretar esses mapas e a identificar as informações que eles apresentam.
Os alunos vão trabalhar em grupos para criar um modelo de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos.
A atividade será desenvolvida em 7 etapas:
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema "Pra que servem os mapas?" e explique a importância dos mapas na nossa vida cotidiana, utilizando exemplos práticos e didáticos.Etapa 2 - Formação dos grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e receberão as orientações para a atividade.Etapa 3 - Criação do modelo de avaliação por pares
Cada grupo irá criar um modelo de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 4 - Pesquisa e discussão em grupo
Cada grupo irá pesquisar sobre um subtema relacionado aos mapas, como "Mapas temáticos", "Mapas históricos", "Tecnologias digitais na elaboração de mapas" e "Análise de padrões espaciais em mapas". Durante a pesquisa, os alunos devem discutir e elaborar argumentos para apresentar aos colegas.Etapa 5 - Apresentação e avaliação por pares
Cada grupo irá apresentar o seu subtema para os colegas e receberá a avaliação dos outros grupos, segundo o modelo criado na Etapa 3.Etapa 6 - Debate em grupo
Após as apresentações, os alunos terão um tempo para debater e tirar dúvidas sobre os subtemas apresentados.Etapa 7 - Conclusão da aula
Faça uma breve conclusão sobre o tema e reforce a importância dos mapas em nosso dia a dia.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil (cartogramas), identificando padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em avaliar e dar feedbacks construtivos para os colegas.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo
- Construção dos argumentos
- Apresentação e comunicação
- Desempenho geral
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e didática.
- Orientar os alunos na formação dos grupos e na criação do modelo de avaliação por pares.
- Estimular a pesquisa e a discussão em grupo.
- Mediar o debate e tirar dúvidas sobre os subtemas apresentados.
- Fazer uma conclusão clara e objetiva sobre o tema.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
- Pesquisar e discutir sobre o subtema atribuído ao grupo.
- Elaborar argumentos claros e objetivos para apresentar aos colegas.
- Avaliar os outros grupos de forma construtiva e justa.
- Participar do debate e tirar dúvidas sobre os subtemas apresentados.