Aula sobre Pra Que Servem Os Mapas

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Os mapas são ferramentas fundamentais para a Geografia e para a compreensão do espaço geográfico. Eles nos ajudam a entender a localização de lugares, a distribuição de recursos, a organização política e econômica de um país, entre outras informações importantes. Nesta atividade, vamos entender para que servem os mapas e como eles podem ser utilizados no nosso cotidiano. Vamos trabalhar com uma metodologia que nos ajudará a desenvolver habilidades importantes, como a interpretação de mapas temáticos e históricos, a identificação de padrões espaciais e regionalizações, além de estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.

A atividade será desenvolvida em 5 etapas:


  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o tema "Pra que servem os mapas?" e instigue os alunos a pensarem sobre a importância dos mapas no cotidiano. Em seguida, os alunos irão se dividir em grupos e irão pesquisar sobre a história dos mapas e sobre as diferentes formas de representação do espaço geográfico.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Cada grupo irá criar um esboço de um mapa temático ou histórico, com informações demográficas e econômicas do Brasil. Eles deverão escolher um tema específico, como a distribuição da população ou a produção agrícola, e representá-lo de forma criativa e original.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os grupos irão apresentar seus esboços para a turma e irão discutir sobre as diferentes formas de representação do tema escolhido. Em seguida, eles irão escolher o esboço que será desenvolvido na próxima etapa.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Cada grupo irá desenvolver um protótipo do mapa escolhido, utilizando materiais como papel, lápis de cor, canetas, entre outros. Eles deverão pensar em elementos como a legenda, a escala, as cores e as informações a serem apresentadas.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos irão apresentar seus protótipos para a turma e irão discutir sobre as escolhas feitas em relação à representação do tema escolhido. Em seguida, eles irão testar seus mapas com a ajuda de outros grupos, que irão avaliar a clareza das informações apresentadas e a criatividade na representação do tema escolhido.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de interpretação de mapas temáticos e históricos.
  • Identificar padrões espaciais e regionalizações.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Clareza das informações apresentadas no mapa.
  • Criatividade na representação do tema escolhido.
  • Coerência na escolha dos elementos do mapa (legenda, escala, cores, etc.).
  • Participação e colaboração em todas as etapas do processo.
  • Habilidade na interpretação e análise dos mapas produzidos pelos outros grupos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e instigar os alunos a pensarem sobre a importância dos mapas no cotidiano.
  • Orientar os grupos na pesquisa sobre a história dos mapas e sobre as diferentes formas de representação do espaço geográfico.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos durante todas as etapas do processo.
  • Avaliar os mapas produzidos pelos alunos e dar feedback construtivo.
  • Estimular a reflexão sobre as escolhas feitas em relação à representação do tema escolhido.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas do processo.
  • Pesquisar sobre a história dos mapas e sobre as diferentes formas de representação do espaço geográfico.
  • Criar um esboço de um mapa temático ou histórico.
  • Desenvolver um protótipo do mapa escolhido.
  • Testar e avaliar os mapas produzidos pelos outros grupos.