Aula sobre Pra Que Servem Os Mapas

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Os mapas são ferramentas essenciais para a compreensão do mundo em que vivemos. Eles nos permitem visualizar e entender as relações espaciais entre os lugares, identificar padrões e tendências, bem como analisar as mudanças ao longo do tempo. Nessa atividade vamos explorar a importância dos mapas e entender para que eles servem. Além disso, os alunos irão criar um mapa de registro e desenvolver habilidades de interpretação e elaboração de mapas temáticos e históricos.

Exemplos de como os mapas podem ser encontrados ou aplicados no cotidiano dos estudantes: mapas de transporte público, mapas de ruas, mapas de rotas de viagem, mapas de jogos, mapas de tempo, mapas de previsão do tempo, mapas de localização de estabelecimentos, entre outros.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da atividade e explique a importância dos mapas. Será realizada uma discussão em grupo para que os alunos possam compartilhar suas experiências com mapas e entender como eles são utilizados em nosso cotidiano.

  2. Etapa 2 - Gamificação

    Apresente a metodologia e explique como ela será utilizada. Será apresentado um exemplo de mapa de registro e explicado cada um dos campos que devem ser preenchidos pelos alunos.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de registro

    Os alunos irão trabalhar em grupos para criar o seu próprio mapa de registro. Disponibilize materiais como papel, lápis, canetas coloridas, entre outros, para que os alunos possam criar um mapa criativo e bem elaborado.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas

    Cada grupo irá apresentar o seu mapa para a classe, explicando o nome do jogo, o objetivo do jogo, os desafios do jogo, os níveis, o esquema de recompensas, as informações para o consumidor final e o motivo pelo qual o jogo é engajador e será um sucesso.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após a apresentação dos mapas, será realizada uma discussão em grupo para que os alunos possam compartilhar suas opiniões e sugestões sobre os jogos criados pelos outros grupos.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Conduza uma reflexão sobre a importância dos mapas e como eles podem ser utilizados para entendermos melhor o mundo em que vivemos. Os alunos também serão incentivados a refletir sobre o processo de criação do mapa de registro e como a metodologia pode ser utilizada em outras disciplinas.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a atividade agradecendo a participação dos alunos e reforçando a importância dos mapas como ferramenta para a compreensão do mundo em que vivemos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de interpretação e elaboração de mapas temáticos e históricos.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de comunicar ideias de forma clara e objetiva.
  • Incentivar a reflexão crítica sobre a importância dos mapas na compreensão do mundo em que vivemos.

Critérios de avaliação

  • Criatividade e originalidade na criação do mapa de registro.
  • Clareza e objetividade na apresentação do jogo.
  • Coerência entre o objetivo do jogo e os desafios propostos.
  • Utilização adequada dos recursos disponíveis para a criação do mapa.
  • Participação ativa e colaborativa durante a discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância dos mapas.
  • Explicar a metodologia e como ela será utilizada na atividade.
  • Disponibilizar materiais e recursos para a criação do mapa de registro.
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante a discussão em grupo.
  • Conduzir a reflexão sobre a importância dos mapas.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe para criar o mapa de registro.
  • Apresentar o jogo criado pelo grupo de forma clara e objetiva.
  • Participar ativamente da discussão em grupo, compartilhando opiniões e sugestões.
  • Refletir sobre o processo de criação do mapa e como a metodologia pode ser utilizada em outras disciplinas.
  • Demonstrar criatividade e originalidade na criação do mapa de registro.